comentários  

04 de fevereiro de 2011, 21:35

ORAÇÃO: Encontro com DEUS


pe. jorge

Todas as religiões têm suas variadas formas de comunicação com o divino. Para nós cristãos uma das formas de contato com nosso Deus é a oração. A oração favorece um encontro que é altamente necessário para o ser humano porque torna possível a comunicação entre o finito e o infinito; o temporal e o atemporal; o limitado e o ilimitado. É interessante notar que a oração possibilita o encontro entre criador e criatura.

Nos Evangelhos encontramos por diversas vezes Jesus subindo ao monte para orar. É uma atitude bastante simbólica: primeiro, subir ao monte significa está mais perto de Deus e ao realizar tal ação Jesus mostra a importância de sempre nos achegar ao nosso Deus; segundo, o ato de orar revela a intimidade entre o Filho e o Pai.

A pessoa humana necessita constantemente da comunicação como instrumento de manifestação de suas aspirações. Quando falamos, cantamos, escrevemos, oramos ou simplesmente ouvimos alguém estamos estabelecendo vínculo com o nosso semelhante e com o mundo que nos cerca e isto é absolutamente saudável do ponto de vista biológico e espiritual porque estamos interagindo.

No âmbito religioso, independentemente do nosso credo, é fundamental que tenhamos nossos momentos de oração assim como Jesus. Sempre me chama à atenção que a vida de Jesus é bastante marcada pela oração, não somente quando tinha uma grande decisão para tomar, mas, em todos os momentos ela é uma constante em sua vida. Ele também sempre convida os discípulos a buscarem refúgio e orientação na conversa duradoura com Deus Pai porque o próprio Jesus sabe da fraqueza dos apóstolos que são seres humanos e estão sujeitos ao erro.

Meus amigos, a oração é capaz de mudar uma vida porque ela é encontro com Deus e todo encontro é transformador se soubermos aproveitá-lo. Além disso, o ato de orar ilumina caminhos e abre portas direcionando cada pessoa para o horizonte seguro onde se encontra o sentido para a existência humana.

 Atualmente a falta de sentido para a vida é um dos maiores problemas enfrentados pela humanidade. Dela decorrem enfermidades como a depressão que tem levado muitas pessoas até mesmo ao suicídio.

É preciso urgentemente voltar para Deus, reencontrarmos o caminho da paz interior, da felicidade, do sentido real de ser pessoa e de estar neste mundo com a certeza que pela oração não estamos sozinhos, mas, acompanhados constantemente por Jesus que dialoga conosco e potencializa o nosso ser.


Publicidade
Publicidade

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSONLINE.COM, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSONLINE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.