comentários  

29 de novembro de 2011, 17:42

Deus é apenas assunto de Religião?


Se alguém pensar que apenas as religiões falam sobre Deus, está muito enganado. Uma das questões mais discutidas pelos filósofos de todos os tempos é justamente a questão de Deus. Ele existe? Não existe? O que é? Qual é a sua relação com o mundo? É possível afirmar sua existência?

Algumas pessoas poderiam definir assim: quando se fala de Deus em termos racionais, analisando a possibilidade ou não da sua existência, buscando respostas lógicas para as perguntas acima, então estamos filosofando sobre Deus. E quando temos fé, acreditamos que ele existe, o amamos, oramos e nos colocamos em relação com ele, então estamos sendo religiosos.

Mas nem tudo é tão simples. Primeiro porque muitos pensadores religiosos também usam da razão para provar a existência de Deus. E, por outro lado, há filósofos, Henri Bérgson, cujas ideais veremos adiante, que dispensam a razão e acham que só mesmo a experiência religiosa pode relevar Deus.

Portanto, entre aqueles que aceitam a idéia de Deus, existem dois caminhos: a religião buscando o apoio da Filosofia para mostrar a existência de Deus, e a Filosofia aceitando a experiência da religião para afirmar Deus. É verdade que podemos delimitar o campo da religião para o da revelação (quando Deus aparece, se revela, se mostra, fala por meio de um livro sagrado ou de uma tradição oral), ao passo que na Filosofia é o homem que busca, indaga, questiona e põe Deus como uma solução para os problemas últimos da existência.

E a relação da Ciência com Deus? Muita gente pode achar que a Ciência é necessariamente contra a existência de Deus, mas isso está longe da verdade. Em primeiro lugar a Ciência em si não nega nem afirma a existência de Deus, porque Ele não é objeto da pesquisa cientifica. O que há são cientistas que aceitam Deus e cientistas que negam Deus.

Entretanto, essas divisões entre cientistas, religiosos e filósofos, não se deram sempre na historia. Há muitos encontros e desencontros entre diferentes formas de ver o mundo. E Deus está no cruzamento sendo tocado por todas elas.

 

 


Publicidade
Publicidade

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSONLINE.COM, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSONLINE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.