comentários  

03 de março de 2012, 23:12

Vereadores de Santa Terezinha analisam Projeto que aumenta salário dos médicos do município


A Câmara Municipal de Santa Terezinha Paraíba realizou na tarde/noite desta sexta-feira, dia 02 de março mais uma sessão ordinária. Faltaram os vereadores Edilson Balancim e Vilma karla. Os destaques desta sessão foram dois Projetos de Lei enviados pelo Executivo. Um pede autorização para aumentar a gratificação dos médicos do PSF do município e outro solicita da Câmara autorização para contratação de funcionário em caráter de excepcional interesse público. Neste último caso, o Executivo alega que está faltando profissionais para prestar serviço em algumas áreas, tais na função de coveiro, já que o aprovado em concurso público para exercer tal função abandonou o cargo.

Uso da Tribuna

Zé Nilton

O primeiro vereador a fazer uso da Tribuna foi Zé Nilton. Ele cobrou novos mata-burros. Reclamou da lentidão da administração, frisou a construção das casas do Sítio Várzea Redonda, que segundo ele ainda não foram concluídas. Disse que se caso não chova, o prefeito tem que tomar as providencias e desenvolver ações sociais para a população da zona rural.

BORGE

Saudou a todos e pediu chuva para o Sertão. Apresentou votos de pesar a família de Bonifácio Rocha. Disse que com 64 anos de vida, nunca viu uma barbaridade daquelas que fizeram com Bonifácio.

Comentou a possibilidade de a câmara autorizar a contratação de novos servidores. “Será possível que o cemitério vai fechar porque a Câmara não pode autorizar a contratação”, disse Borges. Segundo ele, outros prefeitos contrataram até em véspera de eleição. Lembrou a problema dos médicos que passaram no concurso e não quiseram assumir. Ele disse que o prefeito está reformando mata-burros. Segundo ele, existem algumas pessoas derrubando os mata-burros. “Tem tratores cortando terras. Corta sem questões política”, rebatendo denúncia de que o trator não está cortando a terra de todos. “O prefeito não está parado”. Está construindo um colégio. Dia 30 de março vai entregar as casas. Em breve virá um projeto de embelezamento do centro da cidade. A administração não está parada.

OTÁVIO NETO

Foi surpreendido com a lei que chegou. Precisa analisar, pois esse é um ano eleitoral. Não se deve aprovar de imediato esse projeto, precisa ser analisado melhor. – Célia- falou a importância de aprovação da Lei: “Existem pessoas que estão de licença médica, e não existe outra maneira de substituir esses profissionais”, completou a vereadora. Otávio – é preciso sentar e analisar. Célia – falou da reponsabilidade dos vereadores.

Otávio Neto

Otávio apresentou um Requerimento (008/2012) – Pedindo a Construção de Passagem Molhada no Sítio Lamerão. Também o Requerimento (007/2012) – que solicita do Executivo instituir o programa de prorrogamento de licença de gestante de 180 dias para as mães. Solicita o executivo regulariza através de Projeto de Lei.

JEZUALDO DIAS

Se acostou aos votos de pesar apresentado a família de Bonifácio Aires. Disse que sentiu a morte dele, a quem classificou de um amigo. Mensagem – falou sobre o Dia Municipal da saúde do homem – 25 de março – de autoria de Júnior Corcino. Solicitou que o município faça uma programação especial para comemorar o dia da saúde do homem.

Mata-burros – Segundo ele, existe três que há anos ele solicitou a recuperação. Nas Queimadas existe mata-burro que já caiu e ninguém fez nada. Gostaria que fosse olhado com bons olhos para que não provoque acidente. Disse que o trator não entrou nas Queimadas e no Lamerão. – Célia – disse que existe um cadastro a ser obedecido. – Jezualdo – será na Santana existe uma única pessoa que não fez o cadastro.

Com relação ao Projeto de Lei dos médicos disse que não tem condições do médico ganhar só 10 mil reais. Sobre o projeto de autorizar a contratação de novos funcionários para o município, disse que é melhor levar o caso ao Ministério Público, pois o prefeito corre o risco de incorrer em improbidade administrativa. Disse que pretende analisar o mesmo e não tem intenção de prejudicar o povo de santa Terezinha.

SALOMÃO

Se acostou aos votos de pesar a família de Bonifácio Aires – frisou a chocante maneira que a vida dele foi tirada. Pediu que as providencias fossem tomadas. Comemorou as chuvas.

Dois Projetos de Lei

Gratificação dos médicos – ele acha que o profissional deve ser pago. Explicou que as gratificações concedidas não foram acumuladas. Mesmo com a nova gratificação o salário do médico pode chegar a 8.250 reais. Salário de 5 mil reais mais a gratificação. Segundo ele deveria ser concedida uma gratificação de 100%. Chegando a dez mil reais no total.  

Sobre o outro projeto – de contratação de servidores – a situação dos coveiros. Lamentou a situação do atual coveiro. Defendeu que a prova para coveiro fosse específica. “Não pode ser igual a de outros profissionais”, declarou.  

Sugeriu que o projeto está bem elaborado, porém é preciso analisar melhor. Sugeriu que fosse formada uma comissão de três vereadores e levasse o caso ao Ministério Público para o mesmo oferecer uma orientação.

Salomão disse que corte de terra deve ser prioridade para qualquer administração. “É preciso fiscalizar se não está havendo afeição de pessoa”. Em ano eleitoral toda administração é virtuoso.

Projeto Saúde do Homem – o projeto preciso ser colocado em prática.

Vários pleitos foram solicitados ao prefeito pelos veradores e não cumpridos. Uns até 5 vezes.   

Jezualdo, Borges e Céilia

JÚNIOR CORCINO

Se acostou aos votos de pesar, agradeceu a presença de todos.

Projeto de Lei – Contratação de funcionários de interesse público – irá sugerir a formação de uma comissão. Deverá ser feito uma base. Só que as coisa devem andar da forma correta. Disse que não tem intenção de prejudicar o município.

Projeto dos médicos – deverá ser aprovado, mas sugeriu aumentar a gratificação.

Piso nacional dos professores - Criticou os prefeitos que lutam para não pagar o piso nacional da categoria. Defendeu uma educação qualificada para melhorar a vida do brasileiro.

Dia da saúde do homem – Pediu ao chefe do executivo que desenvolvesse alguma atividade para lembrar esse dia e comemorar o dia da saúde do homem no município. Pediu a Célia (vereadora e Primeira Dama) que repasse o pedido ao prefeito.

Com relação aos mata-burros – Disse que deveria ser feito as urgências, pois alguns não podem mais esperar.

Fez um apelo para melhorar a iluminação pública. A noite muitas ruas estão às escuras. Existe poste que está sem luz.

SEGUNDO EXPEDIENTE

ZÉ NILTO – segundo expediente - Se acostou aos votos de pesar a Bonifácio Aires.    

Disse que tudo que falou é de muita necessidade para o município. “Estamos em um ano politico”. Disse que Borges já anunciou as obras do prefeito e já elegeu o mesmo para o segundo mandato. Lembrou as outras candidaturas. “Borges sabe da força política de Zé Afonso”. Em vez de um médico agora na política agora são dois; Zé Afonso de Dr. Rui. “Agora a coisa vai ser diferente”, finalizou Zé Nilton

SALOMÃO – lembrou o falecimento da vó do vereador Otávio Neto

A próxima sessão dia 16 de março de 2012.


Publicidade
Publicidade

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSONLINE.COM, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSONLINE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.