comentários  

02 de abril de 2012, 21:59

Um alerta para os homens


          Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) de 2008, o câncer da próstata é o tipo de tumor maligno que mais acomete os homens no Brasil, podendo levar à morte. Por isso, torna-se necessária a discussão a respeito do tema.

         A próstata, responsável pela produção de boa parcela do líquido seminal, é uma glândula localizada inferiormente à bexiga, abrigando parte da uretra no trajeto desta até o pênis.  A uretra masculina funciona como local para passagem de urina e de sêmen.

         A divisão desordenada das células da próstata, com formação de tumor, provoca o câncer. As causas para tal acontecimento ainda não são totalmente conhecidas. Em muitos casos, o tumor apresenta crescimento lento e o indivíduo pode não apresentar sintomas.

        Além disso, a idade é um marcador de risco importante, principalmente, para o câncer da próstata, já que a incidência e a mortalidade aumentam conforme a idade do homem avança, de acordo com o Ministério da Saúde.

      Sabe-se que, com o passar dos anos, há um aumento benigno da próstata, podendo levar à diminuição da luz uretral, o que gera sintomatologia específica, a exemplo de diminuição do jato urinário, necessidade freqüente de urinar, principalmente à noite, entre outros. O câncer de próstata pode ocasionar sintomas semelhantes.

      Sendo assim, é importante a prevenção. Homens acima de 40 anos devem procurar um urologista para consulta e realização de exames, para que possa ser dado o diagnóstico preciso.

      Há exames preventivos, sendo os principais o PSA e o toque retal. O primeiro, diz respeito à medição, através do sangue, do Antígeno Prostático Específico (PSA). O segundo serve para avaliação de toda a glândula (tamanho, consistência, mobilidade, contornos).

        É interessante observar a importância do toque retal. Ele pode facilitar o diagnóstico de câncer, pois o PSA isolado não é conclusivo, podendo estar aumentado em casos benignos e malignos.

Portanto, homens, esqueçam o preconceito e busquem ajuda! Cuidem da saúde!

A vida vale mais.

 

                             Maria do Bom Sucesso Lacerda Fernandes Neta


Publicidade
Publicidade

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSONLINE.COM, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSONLINE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.