comentários  

08 de fevereiro de 2013, 09:49

Antropologia cognitiva


Recebeu o nome de antropologia cognitiva o conjunto de estudos antropológicos que, de forma semelhante ao método desenvolvido pelo estruturalismos, utilizaram pressupostos teóricos e metodológicos elaborados pelas ciências da cognição na pesquisa social .

Essas teorias abandonaram a preocupação ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ — até  então dominante na antropologia — de compreender  totalidades sociais para se deterem em determinados aspectos ou recortes da vida social . O desvelar desses recortes se dá pela interpretação de ele mentos do imaginário e da simbologia que mantêm íntima relação com as formas de comportamento humano      .

As primeiras tendências dessa perspectiva analítica da vida social  estariam já em Durkheim e na noção desenvolvida de valor  — elemento de julgamento e avaliação da vida social que , introjetado pelos agentes sociais , orienta seu comportamento.

A idéia de ação social com sentido , proposta por Max Weber , também abriu caminho para essa análise da sociedade centrada nas formas de pensamento , na compreensão de seus significados e no desvendar dos mecanismos que interligam pensamento e ação.

Os antropólogos anglo-saxões também se dedicaram á descoberta á daqueles   elementos simbólicos da vida cultural que, atuando como uma “gramática”, seriam responsáveis pelas formas de comportamento , engendrando as estruturas sociais. Ruth Benedict estudou a sociedade japonesa buscando os padrões culturais responsáveis pelo tipo de organização daquela sociedade .Florence Kluckhohn procurava nas sociedades pesquisadas aquilo que chamou de valores dominantes , para compreender as diferentes formas de estruturas sociais . Esses conceitos designam as orientações básicas da ação social que se configuram de forma ritual na sociedade , estabelecendo padrões de comportamento e ao mesmo tempo de entendimento do mundo.

 


Publicidade
Publicidade

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSONLINE.COM, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSONLINE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.