comentários  

19 de dezembro de 2013, 16:25

Razão para evasão escolar


Não precisa ser inteligente para saber que para manter alunos nas escolas públicas um dos fatores primordiais é a sua infraestrutura. Pode até ter bons mestres, mas se não tiver uma acomodação satisfatória para o aluno, esse dificilmente ficará. E se for feito atualmente um levantamento minucioso em nosso estado, poucas são as unidades escolares que atualmente se enquadram dentro nas normas exigidas pelos órgãos competentes da educação. A maior parte está sucateada, alimentação de péssima qualidade (para os alunos) e professores sem a mínima qualificação.

Recentemente, nas minhas andanças pelos bairros de Patos, o faro jornalístico me impulsionou para dar um entradinha na Escola municipal  Sabina Freire, na saída para Piancó. Aparentemente, ou melhor seu visual, demonstrava claramente que tudo estava um mar de rosas, porém, seu interior, me fez relembrar aquele velho ditado: Não devemos julgar nada pelas aparências. Só tinha mesmo a aparência porque seu interior está uma lástima. Como mostra as fotos, Escovôdromo sem funcionar, pias da mesma forma, portas dos banheiro o ferrugem consumindo, cupim devorando a madeira e o pior, os poucos alunos que ainda restam, tomando água de filtro com provável uso de copo plástico coletivo. Essa mesma escola, segundo uma fonte, iniciou com 320 alunos, tendo atualmente, menos de 70. O que significa essa evasão, a total falta de infraestrutura que a referida escola não vem oferecendo aos alunos.

Depois de constatar a péssima situação em que se encontra a Sabina Freire, cabe aos órgãos competentes da educação fazerem uma fiscalização pente fino em todas as unidades e naquelas onde forem encontradas irregularidades, saber aonde vem sendo aplicado os recursos do PDE/PDDE que são justamente para serviços de manutenção e outros das escolas. Para isso, em cada uma tem um Conselho Escolar e a seus membros foi dado total poderes para cobrar, fiscalizar e exigir que as unidades funcionem dentro dos padrões exigido por Lei e não como eles pensam conjuntamente com alguns diretores. “Conselho Escolar de Educação” que em muitas escolas vem deixando a desejar. De benfeitoria o que essa escola recebeu depois de sua inauguração no governo Rivaldo Medeiros? Alguém sabe?

Já virou rotina

Durante a campanha da atual prefeita Francisca Motta(PMDB), o ex-secretário da administração Nabor Wanderley, o advogado Corsino Peixoto bateu de frente com o atual vice-prefeito Lenildo Morais e só não foram as vias de fatos porque entrou em ação a turma do deixa – deixa. Na festa de setembro desse ano, na sala de comunicação, Maurício Alves e Maurício Lopes se desentenderam e a coisa só não foi pior graças intervenção da turma do bom senso. Agora, soube por uma fonte que o último embate coube à dupla de secretários Charles da Administração e Joanilson do Controle Interno. Esses filhos da Francisca não vêm tão civilizados como os Filhos de Francisco.


Pode ter sido?

É voz corrente por toda cidade que a fidelidade do ex-prefeito local Dinaldo Wanderley e todo seu grupo ligado ao ex-governador Cássio Cunha Lima, não vem sendo tão lucrativa para ninguém. Essa fidelidade na opinião de muitos, tudo indica que não vem sendo muito bem vista pelo atual governador Ricardo Coutinho. Aqueles que não perderam seus cargos, segundo uma fonte, estão se antecipando e entregando como assim fez recentemente o médico Dinaldinho, principalmente depois que tomou conhecimento de uma conversa que vazou em uma rede social onde ele seria detonado do hospital justamente por essa união a Cássio. Será?

Influência negativa

Como torcedor do Esporte de Patos também posso dizer. Foi na opinião de todos, de que foi a maior besteira que atual diretoria do Esporte de Patos teve ao deixar o time fora do campeonato estadual 2014, depois da brilhante campanha realizada na segunda divisão. O torcedor prestigiou para que isso acontecesse e a resposta da diretoria para a torcida depois de galgar campeonato da segundona, foi deixar o time de fora influenciada, segundo comenta-se, por alguns diretores do Nacional que também resolveu não participar do campeonato esse ano. Essa solidariedade ao Nacional pode custar caro ao Esporte quando assim precisar mais uma vez dos seus torcedores. Será se a Diretoria do Nacional faria a mesma coisa? Pisou na bola o Esporte quando justamente andava de bem com sua torcida.

Conversa fiada

Não aguento mais ouvir, principalmente nas emissoras locais, uma vinheta antes dos programas, principalmente de jornalismo, onde a mesma deixa bem claro que o referido programa é de interia responsabilidade do seu apresentador. Querendo assim se isentar caso o apresentador pise na bola e venha responder por algum tipo de processo imposto por alguém que sinta se ofendido. Se o apresentador caso seja processado e condenado a pagar algum tipo de dano, se não tiver condições e emissora responde da mesma forma. É de interia responsabilidade de ambos.

 

 


Palhaçada

Nunca se viu uma coisa tão ridícula como a chegada dos médicos cubanos a cidade de Patos. Num verdadeiro trampolim político exploraram suas imagens de todas as formas onde cada um queria aparecer cada vez mais às custas desses pobres escravos da saúde cubana. Um país que prega a “democracia”, concordar com um acordo desleal dessa natureza. Um profissional que não tem acesso ao que ganha, o que significa isso? Será se a Princesa Isabel concordaria com esse tipo de parceria?

 

 


Que 13º salário?

Nunca se viu na história um governo tão descarado como esse do PT. As vésperas do Natal paga um 13º salário com uma mão e ao mesmo tempo puxa com as duas. Aumentou preço dos combustíveis, o que provocou uma escalada desenfreada no custo de vida inviabilizando totalmente as pessoas de sair do fundo do poço das dividas. Essa é a forma ditatorial, disfarçada e descarada do PT em administrar. Acabando cada vez mais com a classe média para bancar seus programas de esmola com o que vivem abaixo da linha de pobreza. Embora, muitos que necessitam não têm acesso a tal bolsas e quem não era para ter, está se beneficiando.

Natal

Esse ano a prefeita Francisca Motta(PMDB) resolveu dar uma mudada na decoração de Natal na cidade de Patos. Deu mais ênfase ao centro da cidade justamente onde acontece maior concentração de pessoas, principalmente de visitantes.

 

 

 

 


Não tem mudança

Para acabar de vez com os comentários de mudanças na sua administração no próximo ano, a prefeita Francisca Motta(PMDB), em entrevista a uma emissora local, foi bem taxativa em afirmar que não trabalhava com aviso prévio. “Afastarei qualquer um quando assim achar que seja necessário. Não sei de onde surgiu esse assunto e não tem e nem penso em fazer qualquer alteração por enquanto, no meu governo” Concluiu. Será?

 

 


"Ofertas"

Em Patos agora virou moda alguns segmentos de nosso comércio colocar produtos em “ofertas”, principalmente os que giram mais com preços como exemplo R$ 10,99. O que significa que cada cliente ao adquirir tais produtos vai deixar um centavo a mais para o caixa do referido comércio. E quando toda loja coloca os produtos assim como recentemente estava as Lojas Americanas? Já parou para pensar em nível nacional o quanto não fica de centavo e centavo no final de cada dia para uma loja na dimensão dessas. Pode até não chamar atenção, mas de cada um milhão, é um lucro a mais de 10 mil reais. Pior que está virando moda. Mas se faltar um centavo você leva a compra? Acorda gente.

Quitinete

Quem anda por ai pensando em investir em quitinetes para alugar pode ter certeza que já foi um bom negócio. Atualmente, antes de tomar qualquer decisão, é bom pensar duas vezes. Andaram investindo pesado nesse tipo de segmento e pelo visto, não vem sendo tão lucrativo como muitos acreditavam que fosse. E a oferta já começa ser maior de que a procura. Não acham??

 

 

 


Osvaldo Medeiros

www.osvaldomedeiros.com

OBS: MAIS FOTOS DA ESCOLA

 




Publicidade
Publicidade

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSONLINE.COM, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSONLINE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.