comentários  

15 de março de 2014, 14:21

Frutas, grãos e cascas: Saúde pura!


Frugívoros, uma dieta alimentar, usada há muito tempo por boa parte dos animais, também chega aos seres humanos .

O Globo Repórter da Rede Globo de Televisão, exibiu em um dos seus programas exatamente sobre essa nova tendência em alimentação nos grandes centros. Frugívoro -do latim Frux = Fruto; e vorare= comer, devorar. Frugívoro-comedor de frutas com casca, semente e tudo.

Os animais frugívoros tem a característica de não causar prejuízos às sementes de uma planta, que são eliminadas por defecção ou regurgitação. No caso dos homens, mesmo incluindo frutos em sua dieta, os seres humanos civilizados não são considerados frugívoros e sim onívoros, por não realizarem a dispersão das sementes. Podem no máximo desempenhar o papel de frugívoros. Argumentos não faltam para defender a dieta do frugivorismo.

Há vertentes que defendem que essa seria a dieta natural da humanidade, tomando como base, claro, Adão e Eva, em Gênesis 1.29. É creditado também ao frugivorismo a eliminação de doenças causadas pelo consumo de carnes vermelhas, como ''a vaca louca'', mal de Parkinson e mal de Alzheimer. A favor da dieta, cura de doenças crônicas e genéticas, como enxaqueca, diabetes tipo 1 e 2 ,câncer e no tratamento da AIDS, além de reverter boa parte das consequências sem o uso de medicamentos ou cirurgia.

Argumentos não faltam também para criticar a dieta. Fala-se que muitos nutrientes considerados essenciais a uma dieta saudável não são encontrados em frutas ou são insuficientes. Como exemplo, vitamina B-12 , necessária para o bom funcionamento do sistema nervos. Frugívoros se defendem dizendo que a vitamina B-12 existe sim na casca de fruta biológica não lavada, e que um intestino saudável, sem o uso de óleos, sal e alimentos processados podem produzir sim vitamina B-12, assim como grande parte de mamíferos e herbívoros e frugívoros fazem.

Na verdade, a dieta, além de ser extremamente saborosa melhora o desempenho de todo o corpo humano. Além, é claro, de deixar todo mundo com o corpo completamente desenhado. Em nossa região, e principalmente em Patos, a oferta de frutas, verduras, legumes, sementes, grãos e castanhas é muito grande e bastante diversificada. Basta fazer uma visitinha ao mercado municipal que apresenta além de bons preços ao consumidor, produtos de qualidades indiscutíveis.

Para quem não tem problemas com mudanças, sejam elas quais forem, de cidade, de amor, de costumes ou de alimentação, por que não tentar uma adaptação? Que tal nem 8 nem 80 .Nem só carne, nem só verduras, nem só frutas. Tente encontrar aquilo que lhe de satisfação sem prejuízo para você mesmo.

Um pouco de bom senso trará para você aquela que será uma alimentação equilibrada e, antes de qualquer coisa, saborosa.

 

Saúde, e até a próxima semana.

 

A Boa da Semana!

 

Dica: Quando estiver saindo de Patos, sentido Campina Grande, logo depois da PRF, a sua esquerda, fica o Restaurante  O SERTANEJO. Comida simples, gostosa, bem feitinha, com um tempero caseiro dos melhores. Coisa rara aos self-services. Você se serve a vontade, 12 reais por pessoa. Além do atendimento carinhoso, todos os clientes recebem uma sobremesa de doce de goiaba com doce de leite. Deliciosa como a simplicidade das pessoas boas.

Decoração sertaneja, espaço físico novinho e o conhecimento da arte culinária recebido da família, que já trabalha com restauração há muito tempo na capital. Bem vindo Marcelo e família! Patos e região só tem a ganhar.

 

 


Publicidade
Publicidade

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSONLINE.COM, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSONLINE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.