comentários  

22 de março de 2014, 22:27

Fazenda Tamanduá: Desenvolvimento com sustentabilidade em pleno sertão paraibano


Segunda-feira acordo com um funcionário da Fazenda Tamanduá confirmando a entrevista para aquele dia com Pierre Landolt. Começando às duas da tarde na sede daquele ''organismo agrícola''. Um processo biodinâmico, criado por Rudolf Stainer, que diversifica e integra todas as atividades da fazenda. Conseguindo assim reciclar resíduos, aplicar preparados Biodinâmicos, o que da mais independência  em insumos, sementes, mudas e defensivos, alinhados com os ritmos  da natureza , e ...dos astros.

Com tudo isso a Fazenda Tamanduá ganhou o selo 'Demeter'' para todos os produtos da fazenda. Com o prêmio passou a ser modelo para muita gente, sendo matéria inclusive do programa Globo Rural da Rede Globo de Televisão, especificamente no programa ''Um Oásis no Sertão''. Se fossemos colocar dados e informações, eu precisaria de pelo menos umas quatro edições do ART GASTRÔ para falar um mínimo daquele organismo agrícola.

Em seu Mix de produtos para exportação, para a Europa e outros países, estão já com o S.I.F. o mel, os queijos deliciosos, mangas, goiabas, romãs e a novidade que já existe há mais de 30 anos- a Spirulina, que recentemente foi mostrada no programa da Ana Maria Braga- ''Mais Você'', da Rede Globo de Televisão. Só a Spirulina daria um capítulo a parte. Energético, poli vitamínico, a base de algas que necessitam de muito sol, coisa que o sertão tem de sobra e acaba barateando em muito o manejo do produto.

Arroz negro e farinha de Arroz Negro. Arroz Castanho, uma versão do Arroz Vermelho Integral tradicionalmente usado para Arroz de Leite para ser degustado com feijão verde com queijo coalho e Carne de Sol. Tudo com inspeção Federal pronto para ser consumido no mercado interno ou externo.

Fizemos  um Fazenda-Tour a bordo do seu 4 x 4 .Pierre conhece cada palmo de chão da Fazenda Tamanduá. Como reside, produz e interage com aquela comunidade há quase 40 anos, a relação com os funcionários é quase que totalmente familiar. Conhece a todos pelo nome e quando passa por um deles tem sempre um conversa, um bate papo ,uma informação a ser repassada.

O ambiente é de alegria, entusiasmo, observação, produção, pesquisa  e resultados. Fiquei encantado com tudo. Os pássaros que frequentam a Fazenda Tamanduá são tantos e tão bonitos que já   resultaram no livro As Aves da Fazenda Tamanduá, de Rachel Neves e Wallace Junior, que antes de qualquer coisa fala muito sobre tudo da fazenda. Vale a leitura.

Já se passaram quase 5 dias que eu fui a Fazenda, mas não voltei ainda. Estou por lá, no meio dos cordeiros, na fábrica de queijos de vaca e cordeiros, nas plantações de goiaba e manga, em meio às colmeias alimentando diariamente as abelhas para que não debandem. Para quem nasceu e foi criado em MS, no meio do Pantanal, na Fazenda Miranda Estância, me senti completamente em casa. Só faltam os alagados, os açudes, os córregos, mas ai seria o céu.

A seca verde continua, mas tem chovido quase que regularmente e isso melhora tudo e pode mudar tudo. Choveu no Dia de São José e isso para o sertanejo que tem fé é garantia de boas safras.

O Pierre Landolt , bem ,esse é o criador, idealizador, realizador de tudo, da grama produzida para o pasto , as compostagens que irão alimentar e fertilizar todas as áreas. O francês mais brasileiro que eu já conheci. Tão tupiniquim que criou o vídeo ''Banho de Cuia''. Uma pequena amostra para os irmãos do Sul para verem como sofre o povo com a seca: Como tomar banho com pouca água. Genial e simples como todas as coisas e todos nós deveríamos ser sempre.

Quero voltar mais vezes. Fica em Santa Terezinha, BR 361 , Km 14 ,entrando a direita 3 km. Caso você resolva conhecer, agende antes.

Saúde!

A Boa do Fim de  Semana.
Logo pela manhã comer uma deliciosa salada de frutas na ZHU, em frente ao Mercado Público. Sair para ver o dia e as pessoas. No almoço comer uma deliciosa salada completa no Vila Madalena, na Praça de Alimentação  do Guedes Shopping. Quanto mais colorida melhor, com lascas de frutas, melhor ainda. Sua digestão agradece. Sim, de preferência grelhados de frango, peixe, ou ...carne .No fim da tarde ,quase em frente a FIP ,tem a sorveteria Zero Grau. Sorvetes de frutas imperdíveis. Recomendo o de Açaí com Umbú. Depois...que tal a Pedra do Tendó. O Visual é lindo, com chuva ou com sol.

 

Bom fim de semana.

 

 



Publicidade
Publicidade

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSONLINE.COM, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSONLINE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.