comentários  

15 de abril de 2014, 21:03

CHEGOU A VEZ DA CARNE DE PORCO


Ultimamente eles somente são lembrados com ''algum'' orgulho pela torcida alvi-verde do glorioso Palmeiras. Agora a ciência resolve entrar em defesa dos suínos, argumentando que determinados tipos de cortes são melhores, nutricionalmente falando, do que muita carne de boi e, acreditem carne de frango também.

Ainda hoje existe muito preconceito em relação ao consumo desse tipo de carne. Fato esse em grande parte pela maneira que antigamente os animais eram criados, em chiqueiros com total falta de higiene, além do que sua alimentação era de sobras de comidas, normalmente podres e azedas, as chamadas lavagens.

Os animais antigamente para serem abatidos precisavam pesar no mínimo 300 quilos, enquanto que hoje atingem para o abate no máximo 90 quilos. Essas pequenas mudanças, como os novos chiqueiros totalmente higienizados segundo os padrões exigidos pelos órgãos de vigilância sanitária, e animais alimentados apenas com ração de farelo de milho e farelo de soja, com vitaminas e minerais e acompanhamento de profissionais como veterinários, nutricionistas e cientistas de alimentos.

Para se ter uma ideia, um lombo suíno tem 210 calorias, enquanto que o miolo de alcatra da carne de boi tem 241 calorias. Já a coxa de frango tem 215 calorias, cinco a mais que o lombo do porco. Segundo os especialistas consultados pela revista SAÚDE do mês de ABRIL, o lombo suíno pode ser consumido duas vezes por semana sem nenhum remorso. A carne suína tem menos colesterol que miolo da alcatra tirando-se a capa da gordura no corte, ela fica ótima para ser grelhada. Evite sempre fritura já embutidas como salame, salsichas e CIA. Isso pede muito cuidado nessa ora, ou seja, consuma o menos possível ou se preferível nunca os embutidos, pois esses tem muita gordura e possuem substâncias que aumentam o risco de câncer.

O toucinho, embora com o abate de animais mais magros com até 90 quilos no máximo torna-se assim a peça mais fina e mais magra passando dos 6 cm de grossura para no máximo 1,5 cm. Essa é a peça mais gordurosa do animal. Se puder evite mesmo. Se não só no dia 29 de fevereiro.

Muito além do sabor e da textura marcante, a carne de porco abunda em vitaminas, tais como potássio, zinco e ferro. Suas proteínas tem alto valor biológico, renovando as fibras musculares do nosso organismo. É o que afirma a nutricionista Renata Alves, do instituto Dante Pazzanese, de cardiologia de São Paulo. As vitaminas do complexo B prezam as atividades cerebrais, enquanto o Potássio regula a pressão e o Zinco fortalece as defesas.

Tantas vantagens já justificam uma proposta de lei em tramitação na Câmara Federal que quer tornar a carne de porco, o suíno, obrigatória nas merendas escolares. Não duvido também que algum deputado possa ser um grande criador de suínos! Por que? Por nada. Somente o óbvio.

No momento da compra, seja carne suína ou não, o importante mesmo é ficar atento aos selos do Ministério da Agricultura e dos órgãos de controle sanitário, que comprovam a segurança e a qualidade dos produtos. Embora seja uma carne mais clara que a bovina, a carne suína é tachada de ''vermelha''. No porco a quantidade de hemoglobina, o pigmento avermelhado é menor, afirma o veterinário Lucciano Roppa. Todos esses avanços, no entanto ainda passam despercebidos pela maior parte dos brasileiros. Apesar de o consumo nacional ter crescido 28 % nos anos 2000. Isso é muito poucos se compararmos com o resto do mundo; a procura global aumentou 87 %. E só por isso já vale seguir a tendência internacional e convidar várias peças suínas para comparecerem mais vezes durante a semana na sua mesa.

É bom também não esquecer o poeta e compositor-cantor Raul Seixas: ''O que é que a Ciência tem? Tem lápis para anotar. Que mais que a ciência tem? Borracha pra depois apagar. Você já foi ao espelho nêgo? Não? Então vá”.

 

Saúde e paz. O resto à gente continua correndo atrás.

 

Os dados dessem artigo foram feitos através de consulta a matéria de capa da revista Saúde de Abril de 2013 número 363 com a chamada: Carne de Porco. Porque ela alcançou o topo das opções saudáveis.

 

A boa da Semana.

 

Simpatia para ser feliz.

 

Não querer mais do que se tem direito, estar satisfeito com o que se tem e não querer o que é dos outros. Também continuar crendo que só o trabalho pode produzir riquezas. Agindo assim é mais fácil ser feliz.

 

Até semana que vem!

 


 

 

 


Publicidade
Publicidade

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSONLINE.COM, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSONLINE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.