comentários  

08 de maio de 2014, 13:32

Dieta do Mediterrâneo & Dieta do Coração Verde e Amarelo


A diferença -e grande vantagem- é que os  alimentos são bem familiares aos brasileiros. Recentemente no Brasil, um  Hospital de São Paulo, o HCor, resolveu fazer um cardápio amigo do peito, já que a dieta do Mediterrâneo é reconhecida em todo o mundo como uma dieta que previne problemas cardiovasculares. A Diferença é que os ingredientes incluia entre outros itens, claro, arroz, feijão, castanhas como a de caju do Pará e frutas da região Norte como o Açai e de quase todas as regiões tipo goiaba e o abacaxi.

O Objetivo dessa dieta, mais uma vez, foi avaliar o efeito na prevenção. É mais do que comprovado que a alimentação tem papel fundamental no cenário de doenças cardiovasculares. O grande barato da dieta Verde e Amarela é que ninguém precisa sair correndo mundo a fora para encontrar produtos iguais, parecidos ou até melhores como você vai ler a seguir. Além de ingredientes comuns a todos os brasileiros, a nova dieta cardioprotetora encontra ótimos parceiros regionais como o Açaí do Norte, a Gabiroba do Centro-Oeste, a tapióca do Nordeste e o Chimarrão do Sul.

''A dieta Verde e Amarela proporciona um resgate da alimentação tradicional brasileira  com valorização de receitas como o Arroz com Feijão, preparados claro, com quantidades mínimas de Sal e Gordura'', diz  Patrícia Jaime, coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde. A dieta europeia recomenda uma taça de vinho ao dia, das pequenas é claro. O suco de uva, sem açúcar, é rico em substâncias antioxidantes e ainda ajuda a elevar o colesterol bom e reduzir o ruím. Já que suco não tem álcool tá liberado geral para crianças e adultos.

O tal do Arenque e a Cavalinha podem ser trocados sem nenhum prejuizo pela nossa conhecidíssima Sardinha, rica em ômega-3, e que é pouco calórica e tem boas doses de ferro e cálcio. Evite ao máximo a tradicional sardinha em lata, prefira as frescas já que o conservante das enlatadas é o sal, o sódio, que acaba fazendo a sua pressão subir mais do que deveria. Os peixes de rio também são recomendados, só não são fontes de ômega -3. Outra grande discussão, azeite de oliva. O nosso conhecidíssimo óleo de canola é fonte de ômegas 3 e 6 que são dois parceiraços do coração. Além de ser mais barato. Uma boa idéia seria usar o azeite em saladas, e na finalização de alguns pratos, o óleo de canola para o cozimento.

Nozes ou castanhas? No lugar de nozes, pistaches e avelãs invistam em amendoim e nas castanhas que são bem mais baratos. Uma idéia: um mix com uma castanha do Pará, três de caju e uma colher de sopa de amendoim, aliás, um excelente lanche para a tarde. São gorduras mono e poli-insaturadas com vitamina E, que apesar de calóricas, derrubam o colesterol e ajudam a evitar o entupimento dos vasos. E o melhor! São bem mais baratas.

Todos esses fatores acabam dando larga vantagem ao cardápio Verde e Amarelo do HCor em relação a dieta do mediterrâneo. Agora é só esperar os resultados das pesquisas que continuam sendo feitas pelo Hospital para saber se a dieta Verde e Amarela vai trazer benefícios semelhantes ou até mais surpreendentes. Até agora a dieta Verde Amarela está surpreendendo e deve vencer de goleada.  Só não faça nunca a tal da dieta da Lua. Quando eu fiz engordei de 84 para 120 kilos . Como é a dieta da Lua? Você come tudo, menos a Lua.

Boa semana a todos com saúde e paz.

Até a próxima!

 

As pesquisas dessa matéria foram feitas na revista Saúde da editora Abril,de Abril de 2013.

 

A Boa de todos os dias:

Ir ao salão Start do amigo Benício. Atenção! Lá tem internet, café, balinhas, rapadura, cana para quem gosta e cartão fidelidade. Depois do décimo corte você ganha um presente surpresa. Sim! No corte de cabelo e barba nunca vi ninguém igual, ao som do que você quiser, do brega, romântico ao chorinho de Dilermando. Eu só vou lá e recomendo. Saúde amigo!

 

 


Publicidade
Publicidade

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSONLINE.COM, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSONLINE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.