comentários  

26 de setembro de 2014, 08:18

OITO DICAS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL


Prevenção é a palavra-chave para quem quer se manter saudável em todas as etapas da vida.

  Saúde é fundamental. Siga as dicas e descubra como envelhecer com saúde.

A - Pratique atividade física.
 

Esta  é  a  recomendação número um da Organização Mundial de Saúde para prevenir  os  males ligados à terceira idade. Quem pratica exercícios tem mais disposição e evita a obesidade.  Além disso, a prática de atividade física ajuda na prevenção de doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, osteoporose e colesterol alto. Por isso, nada de passar horas em casa sentada em frente da TV.  Deixe a  preguiça  de  lado  e  reúna  uma  turma  de  amigos  para  fazer caminhadas ou ir para a academia!

B - Alimente-se bem.
Não  exagerar  no  tamanho do prato pode garantir uma velhice mais tranquila. Mas não é preciso deixar  de  lado  aquela  feijoada  divina  ou  aquela   boa macarronada de domingo. É só montar seu prato com moderação. E lembre-se de consumir no  mínimo  dois  litros  de  água  por dia, para manter seu corpo hidratado. 

C- Consuma alimentos saudáveis.
Grãos integrais, frutas, legumes e verduras devem fazer parte do seu cardápio. E  consuma   leite  e  derivados,  ricos  em  cálcio  e  vitamina  D,  para evitar a osteoporose. Outros nutrientes  que devem fazer parte do seu prato: proteínas, para  preservar  o  sistema  imunológico  e  os  músculos,  fibras,  para  o  bom funcionamento  do  intestino,  e  a  ingestão das gorduras boas, que ajudam na prevenção de doenças do coração. 

D- Tome muita água
O consumo de, no mínimo, oito copos de água por dia, traz diversos benefícios para o organismo. Melhora a digestão, reduz o inchaço, protege de infecções e melhora a absorção dos nutrientes. Assim, seu corpo funciona direitinho e você chega à maturidade com mais saúde. 

E- Exercite o cérebro.
Leia, assista a um filme, jogue baralho com os amigos, faça palavras cruzadas, aprenda  uma  nova  língua. O importante é praticar atividades que estimulem o raciocínio, para fortalecer o cérebro além de prevenir a perda de memória.

F- Procure se Preocupar o Mínimo Possível.
A  preocupação,  o  pessimismo  e  as  tensões  elevam  a  taxa de cortisol – o hormônio do estresse. Resultado: Aumento  da  pressão arterial e do açúcar do sangue,  além  da  queda  do  sistema  imunológico.  Para afastar este e outros danos,   cultive  pensamentos  otimistas,  pratique  meditação  ou  relaxamento, evite o desgaste com ideias ruins.  

G - Durma bem
A privação do sono pode trazer desde problemas como falta de concentração e aumento  do  peso,  até  o envelhecimento precoce. Dormir cerca de sete a oito horas por noite  não  é  apenas  uma  necessidade de descanso mental e físico mas, acima de tudo, metabólica.


H- Abandone os maus hábitos
Dê  adeus  ao  cigarro  e  evite  o  consumo  exagerado  de  bebidas alcoólicas, hábitos  que  aumentam  a  produção  de  radicais  livres. Quando  em excesso, essas  moléculas   causam  o  envelhecimento  precoce  e  trazem  prejuízos  à saúde, pois danificam as células saudáveis e, com isso, aumentam o risco para o  desenvolvimento  de  doenças  como  a  hipertensão,  diabetes, e desordens neurológicas, como o Mal de Parkinson.


Publicidade
Publicidade

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSONLINE.COM, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSONLINE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.