comentários  

01 de dezembro de 2015, 21:26

NASCE UM NOVO SOL NA MORADA DO SOL


Grande foi minha surpresa, ao ser convidado pelo colega Luiz Gonzaga para gravar uma entrevista na nova TV SOL, empreendimento capitaneado por Jânio Medeiros, que já havia inovado com o lançamento, há alguns anos, da Sol Net, provedora de televisão, através de cabo de fibra ótica.

Quando entrei nas instalações da nova TV, e ao conhece-la por dentro, e de tão impressionado, fiquei na dúvida entre chama-lo de doido ou de empreendedor.

Mesmo já tendo conhecido emissoras de televisão por dentro, o que vi me comoveu. A TV SOL, que a partir de doze deste mês de dezembro irá ao ar, não fica a dever, podem crer, a nenhuma outra TV destas que estamos acostumados a assistir, mesmo àquelas pertencentes a grupos famosos. Todo o seu equipamento para uma TV a cabo é de última geração, parte deste equipamento importado, o que prova a todos nós, a coragem desse menino, filho do velho Chico da Marajó - a quem conheci ainda muito jovem -, que presenteará Patos com a grandiosidade de um equipamento que somente elevará mais, a nossa já tão progressista Morada do Sol.

Teve Jânio Medeiros o cuidado de contratar para montar e dar seguimento ao seu projeto, técnicos e pessoas comprovadamente qualificadas, o que prova mais uma vez sua intenção de dar a Patos e região uma emissora de TV com a melhor qualidade de som e imagem.

E como diz o ditado popular, a comida está posta à mesa, resta agora, somente, nos aproveitarmos dela, aprovando-a como mais uma alavanca pioneira de progresso, que somente nos trará bons frutos.

A cidade de Patos é pródiga em encontrar, ao longo do tempo, pessoas que, com atitudes futuristas, pensando além do seu tempo, realizaram ou ainda realizam projetos pioneiros que fizeram e ainda fazem com que apareçamos nas estatísticas oficiais como a cidade que mais cresce no interior do Nordeste.

E, pedindo antecipadamente perdão aos esquecidos no momento, podemos citar alguns que foram ou que ainda são responsáveis por tal crescimento.

Então vejamos: Estevam Martins da Costa, construiu o primeiro edifício, na Rua Pedro Firmino com Sólon de Lucena, abrindo a estrada para outros investidores importantes na construção civil, como Vicente das Bolsas e os seus inúmeros “Milindras”, a família Carvalho, herdeira do bom velho Chico Cirilo, além de outros; Luiz Guedes, que criou o primeiro Shopping Center, que, pelo extraordinário movimento, vem proporcionando a que outros empreendedores do mesmo ramo, passem a procurar Patos para a instalação de equipamentos congêneres, como o extraordinário shopping que está sendo construído, ali nas proximidades da linha férrea, no Bairro do Belo Horizonte, sob iniciativa do Grupo Armazéns Paraíba; Hardman Cavalcante, que foi o primeiro a se apresentar como concessionário de veículos, a época com a Willys Overland do Brasil, fabricante do jeep Willys, em 1960, dando origem às inúmeras concessionárias que temos hoje: Também “seu” Medeiros que, mais ou menos ao mesmo tempo trouxe-nos a Chevrolet.

Quem haverá de esquecer, hoje e sempre, da figura extraordinária daquele bodegueiro que imaginou uma universidade e criou com outros poucos amigos que nele acreditaram, a Fundação Francisco Mascarenhas, que deu origem a esta extraordinária Faculdades Integradas de Patos – FIP, responsável pelo sucesso do ensino superior em toda a região do Nordeste. Seu nome tem de ficar gravado em nossa memória e cultuado, para que gerações futuras possam enaltecer, também, a figura de José Gomes Alves, um homem simples que com sua capacidade de avistar longe, construiu este monumento, que cresce dia a dia, homenageando-o muito mais pela brilhante iniciativa.

Não podemos esquecer do político Pereira Lira, que no ano de 1950, na tentativa não concretizada de se eleger senador pela Paraíba, trouxe até nós, talvez, quem sabe, a mais querida das ações pioneiras, ainda hoje viva e pujante e que traz o nome de Rádio Espinharas de Patos, realmente, a primeira a funcionar na cidade e em grande região do Nordeste e que suscitou a criação de outras emissoras que hoje se espalham pelo “dial” do rádio, trazendo, também, divertimento e cultura a seus ouvintes.

Todos estes pioneiros, abriram caminho para o comércio, a construção civil, à comunicação, o ensino superior, criando milhares de empregos, beneficiando milhares de famílias, inclusive muitos jovens, que neles encontram seu sustento e seu meio de vida.

A mais nova das iniciativas pioneiras, a nos dar a certeza de que Patos está sendo levada pela iniciativa privada para o crescimento real, é a TV SOL, uma das mais valiosas, necessárias e brilhantes iniciativas já propostas em nosso benefício, nos tempos modernos.

Agora é preciso que todos nós, pessoas físicas, comércio, indústria, equipamentos religiosos, educacionais, clínicas médicas, enfim, a nossa sociedade como um todo, passemos a acreditar, como sempre acreditamos em quem propõe trazer grandes benefícios para a nossa cidade, dando a Jânio Medeiros e a nossa TV SOL, todo crédito no que ela representará como força maior da nossa comunicação, uma comunicação tão valiosa para o nosso desenvolvimento.

E, em uníssono, louvemos a chegada de um novo sol, na Morada do Sol.

Jose Augusto Longo

(josaugusto09Q@gmail.com)

 


Publicidade
Publicidade

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSONLINE.COM, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSONLINE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.