comentários  

02 de agosto de 2016, 10:13

Como saber se tenho risco aumentado de câncer de mama?


Os principais fatores de risco de câncer de mama são os relacionados à vida reprodutiva da mulher, como idade na 1 menstruação, idade na 1º gestação, idade na menopausa e amamentação, os ambientais ou comportamentais, como o consumo de álcool e obesidade, e os genéticos, como a história de câncer de mama ou ovário em parentes de 1º e 2º graus. 

O risco de uma paciente desenvolver câncer de mama ao longo da vida, chamado de risco absoluto vitalício (RAV), determinará se ela será ou não categorizada como sendo uma paciente de alto risco. Em geral, a literatura médica considera RAV maior que 20% como alto risco. E qual a importância de saber se uma paciente é de baixo ou alto risco? A depender deste risco é que o Mastologista definirá as estratégias de acompanhamento e exames a serem solicitados, e também é possível oferecer às pacientes de alto risco soluções que reduzirão a incidência de câncer de mama. Portanto, ela terá um seguimento diferenciado em relação à paciente de baixo risco e ainda se beneficiará de medidas que diminuem o risco de ela desenvolver realmente a doença. Dentre estas medidas, destacamos as terapias medicamentosas e as “cirurgias redutoras de risco”.

O rastreamento de câncer de mama nestas pacientes inclui exame clínico das mamas, Mamografia e Ressonância Magnética Nuclear mamária, semestrais ou anuais. A orientação do National Comprehensive Cancer Network (NCCN), órgão americano de estudo do câncer, é que ele seja realizado dos 25 aos 75 anos de idade. Vale lembrar que na população de baixo risco, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) orienta mamografia anual dos 40 aos 75 anos. 

  Autor(a): Maria Stefania Nóbrega Batista - Titular da Sociedade Brasileira de Mastologia

 


Publicidade
Publicidade

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSONLINE.COM, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSONLINE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.