comentários  

17 de setembro de 2016, 07:32

E por falar em eleições, de que é que Patos precisa?


De prefeito, vice e vereadores que tenham como interesse maior o desenvolvimento do município e do seu povo. Como é dever de todo administrador municipal e dos representantes eleitos para a Câmara de Vereadores.

Prefeito que se preocupa com o enriquecimento do seu grupo político, em prejuízo do desenvolvimento do município e do seu povo não serve para Patos.

Vereador que está mais preocupado em “se arrumar” e arrumar seus amigos e seus parentes não serve para Patos.

Prefeito tem que administrar o município, exclusivamente no interesse do cidadão de um modo geral, sem discriminações de qualquer espécie.

Nós temos uma primorosa rede municipal de saúde que precisa funcionar plenamente com postos médicos onde o cidadão encontre médicos, dentistas, enfermeiros e outros profissionais de saúde que o atendam durante todo o expediente. Patos precisa fazer funcionar as unidades de pronto atendimento (UPAS), onde se dê o atendimento de urgência e emergência aos casos de baixa complexidade, desafogando hospitais e maternidade.

Nós temos uma rede municipal de educação com estabelecimentos distribuídos por todos os recantos da cidade e em todas as comunidades rurais. Precisamos continuar a atender eficazmente a todas as crianças em idade escolar e a todos os adultos que tentam recuperar o tempo perdido. Que todas as escolas funcionem eficazmente na zona rural ou que se dê ao estudante a possibilidade de se deslocar para a sede em busca de um ensino mais eficaz.

A cidade precisa de um sistema de limpeza pública que mantenha a cidade limpa, com a colaboração da população.

A cidade precisa incentivar o seu comércio, a sua indústria e o setor de serviços para que se mantenham os empregos existentes e se criem novas vagas no mercado de trabalho. Que se atraia novas empresas para Patos, oferecendo condições para que elas se desenvolvam na cidade e com a cidade.

A cidade precisa de um meio ambiente equilibrado, em que se respeite a arborização, se recupere o Rio Espinharas, se criem áreas para lazer e repouso do cidadão, durante as horas de folga ou durante todo o dia para os que têm mais tempo disponível.

O asfalto e o calçamento precisam ser mantidos em bom estado tanto para você circular, como para uma ambulância vir até a sua casa. Mesmo que sua rua não seja calçada, ela precisa estar limpa e pelo menos sem buracos que impeçam a circulação dos veículos.

Patos precisa da preservação de sua memória com apoio e incentivo às festas populares e tradicionais, com a preservação do seu patrimônio histórico, com o apoio à edição de livros e revistas que contem a história da cidade, com apoio aos seus escritores e artistas.

Patos precisa de um sistema de transporte coletivo que possibilite ao cidadão se deslocar rapidamente de uma parte a outra da cidade, para o trabalho, em busca de serviços médicos, para o lazer e para contato com os amigos e parentes.

Patos precisa de um trânsito bem administrado onde os veículos se desloquem com facilidade, onde haja locais disponíveis para estacionamento, onde haja segurança para os pedestres.

Patos precisa incentivar a agricultura, principalmente para a produção de hortifrútis que são acessíveis aos pequenos agricultores e pode ajudar a fixá-los no campo, evitando que venham para a periferia da cidade, viver em condições precárias.

Patos precisa cuidar de suas estradas vicinais, para facilitar o deslocamento seguro e rápido cidade/campo, campo/cidade, dos que trabalham, dos que cuidam da saúde, dos que abastecem a cidade, dos que buscam o lazer.

Estas são algumas das principais necessidades da nossa população. Todas elas dependem de uma boa administração municipal. Todas elas dependem de um bom prefeito que esteja preocupado com o bem-estar social dos seus munícipes e não com o enriquecimento pessoal ou fortalecimento político do seu grupo familiar e seus amigos.

Tudo isso depende de um Câmara de Vereadores vigilante para que nenhum funcionário público deixe de cumprir as suas obrigações e para que os recursos do município sejam aplicados na sua real finalidade e não desviados para enriquecimento de quem quer que seja.

Na hora de votar escolha pessoas honestas, independentes e preparadas para o exercício da função a que se candidatou. Desconfie de quem faz do cargo eletivo um “meio de vida”, um meio de “se arrumar” financeiramente. Se ele só quer “se arrumar”, ele é capaz de tudo para “se arrumar”. Desconfie de quem lhe oferece vantagens pessoais, como dinheiro, empregos ou outras vantagens. Ele está tentando comprar a sua consciência e se ele é ladrão de consciências, é ladrão de tudo o que “achar fácil”. Desconfie de candidato a vereador que promete fazer isso e aquilo. Quem pode fazer alguma coisa é o prefeito ou os secretários. Vereador pode pedir, como você também pode pedir. Se ele for daqueles que se vende ao prefeito, ele não terá nem moral para pedir nada ao prefeito, já que o pagamento ele já recebeu. Um vereador honesto e independente tem muito mais moral para conseguir alguma coisa de que os “puxa-sacos”. Desconfie de quem promete conseguir tudo com o prefeito. E se o prefeito for adversário o que é que ele vai conseguir, a não ser que se venda? E se ele se vender, já não presta mais como vereador.

Seu voto é importante para a sua cidade. Dele depende a sua vida, hoje, e a dos seus filhos e netos, amanhã ou depois. Não se deixe iludir por ninharias. Votando em um mau candidato a prefeito ou vereador, você pode até obter alguma vantagem pessoal no dia de hoje, mas vai ter quatro anos para se arrepender.

Para resumir, ninguém melhor do que você sabe do que a sua cidade precisa. Mas para que ela seja sempre a melhor possível é necessário que o dinheiro dos seus impostos seja bem aplicado e nunca desviado para o bolso do prefeito, dos seus parentes ou de seus amigos. Para isso você precisa de um prefeito honesto e trabalhador. De vereadores honestos, independentes e trabalhadores. Vereador que se vende é capaz de tudo. Até de roubar e encobrir o roubo dos outros.

Se a administração de sua cidade foi ou está sendo objeto de operações para apurar irregularidades cometidas pelos antigos ou atuais governantes, isto deve servir de alerta para você. Um procurador não vai sair “dos seus cuidados” para vir procurar por desvios de pouco valor. Quando eles vêm é por que o “rombo” é grande. Cuidado com as pessoas em que você vai votar! Fuja daqueles que são suspeitos de ter cometido irregularidades na administração do seu município. Ele pode até ser “bonzinho” para você, mas preste atenção que, antes de ser “bonzinho” para você, ele foi “bonzão” para ele, para os parentes dele e para os amigos dele. Quem é bom para uns poucos é péssimo para a comunidade como um todo.

Eu lembro aqui a campanha desenvolvida pela diocese de Patos: VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQUÊNCIA. SE VOCÊ NÃO QUER UM BRASIL CORRUPTO, NÃO SE CORROMPA. Não esqueça que o desemprego de hoje, a inflação de hoje, o sucateamento da saúde e da educação são consequências da corrupção. Se você votar em corruptos está concordando com todo tipo de miséria.

 

(LGLM)

 

Artigo anterior: Por que a Justiça afastou Francisca?

 

 

 


Publicidade
Publicidade

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSONLINE.COM, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSONLINE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.