comentários  

04 de janeiro de 2017, 16:08

Dinaldinho Wanderley concede primeira entrevista coletiva como prefeito de Patos


O prefeito Dinaldinho Wanderley concedeu, na manhã desta quarta-feira (04), no auditório do SAMU, sua primeira entrevista coletiva onde esteve presente a imprensa de Patos e região.

Acompanhado do seu vice, Bonifácio Rocha, e de todos os secretários do seu governo, o prefeito Dinaldinho falou sobre as medidas e providências que foram tomadas até o momento como também dos seus projetos futuros para a cidade de Patos.

SECRETÁRIOS

Em seu discurso, abordou os mais variados temas. Com relação aos secretários, o prefeito Dinaldinho afirmou que todos terão autonomia para resolver os problemas de suas pastas, porém serão monitorados quantos as suas ações. Ainda acrescentou que todos terão acesso ás informações referentes ao seu governo.

EDUCAÇÃO

Sobre a educação, Dinaldinho afirmou que a infraestrutura dos colégios e autarquias da Secretaria estão sendo avaliadas para possíveis reformas, bem como providencia a aquisição emergencial de fardamentos e materiais necessários para o início das aulas. Também foi citado que será dada a devida atenção ao treinamento dos professores e feitas parcerias com entidades educacionais.

Enfatizou que em encontro com o ministro da Educação, Mendonça Filho e os deputados federais, Efrain Filho e  Pedro Cunha Lima ficou apalavrada a liberação de recursos para a construção de uma escola modelo com doze (12) salas de aula.

SAÚDE

Discorrendo sobre a saúde no seu governo, o prefeito Dinaldinho falou que ele, juntamente com a secretária de saúde, Andressa Lopes, conseguiram a aquisição de duas ambulâncias do SAMU pelo Ministério da Saúde, como também providenciado o conserto de ambulâncias que precisavam de reparos e ainda foi dada a entrada na regulação da Unidade de Intervenção Rápida do SAMU.

Afirmou que está dialogando com os municípios a fim de descentralizar a regionalização do atendimento do SAMU, deixando a competência e recursos  das unidades e sede com as prefeituras circunvizinhas.

Dinaldinho ainda enfatizou que está em processo de negociação para aquisição e reforma do Centro de Imagem de Patos que será equipado com equipamentos que possibilitarão melhor atendimento à população, para o que firmará convênios com órgãos federais e com terceirizados.

Uma novidade que pretende implantar durante a sua gestão é o Consórcio Metropolitano de Patos na Saúde com o objetivo de fazer atendimentos especializados com pactuação com municípios.

Sobre a UPA, Dinaldinho afirmou que PA Maria Marques permanecerá aberto 24 horas enquanto durar a auditoria na UPA recém inaugurada na qual foram constatadas diversas irregularidades, que impediriam o bom funcionamento da unidade.

O prefeito ainda enfatizou que a equipe de servidores municipais passará por treinamentos e capacitação de forma permanente a fim de garantir o melhor atendimento à população.

MEIO AMBIENTE

Ao tratar do Meio Ambiente, Dinaldinho começou falando da situação do Rio Espinharas o qual passa por processo de assoreamento, fato que pode ocasionar vários problemas em períodos chuvosos. “Estamos comunicando ao Governo Estadual e Federal o risco desse desastre ambiental iminente”, completou.

O prefeito adiantou que está solicitando à secretaria que faça parcerias com universidades e entidades filantrópicas a fim de que sejam feitos estudos e projetos para a arborização do município.

SERVIÇOS PÚBLICOS

Foi autorizada a limpeza de todos os canais da cidade e a coleta de lixo está mantida e assegurada até que seja feita nova licitação. A Prefeitura está contratando, emergencialmente, carros pesados para auxiliar na limpeza. A gestão quer diminuir em 45%  os gastos com iluminação e, para isso, será contratada uma nova empresa para instalar na cidade uma iluminação com menor gasto de energia.

AGRICULTURA

Já foi iniciado o cadastro dos agricultores, visando levantar a vocação de cada região, tendo em vista a potencialização da produção. A gestão dará foco à agricultura familiar e a produção para o próprio consumo. Também serão contratados carros para auxiliar nos trabalhos do matadouro, como forma de garantir o bom estado das carnes, além de outras melhorias para a vida do homem do campo.

STTRANS

Está sendo feita a contratação de uma equipe de consultoria no trânsito para estudar as mudanças necessárias. O prefeito aproveitou para dizer que autorizou a parceria da STTRANS com as demais secretarias para desenvolver projetos de educação no trânsito e a mobilidade urbana.

CONTROLADORIA INTERNA

A Controladoria Interna ficará a cargo da Dra. Pollianna Queiroga a qual terá toda liberdade e autonomia para desempenhar seu papel.

Outro ponto que o prefeito abordou foi o encontro com o conselheiro do TCE, Dr. André Torres, quando foi feito o cadastro da senha do Gestor e enfatizou que, pela primeira vez no Brasil, terá um auditor do TCE acompanhando “on-line” as contas do município.

FINANÇAS

Em reunião com a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, foi estabelecida uma parceria que garantirá horários especiais para atendimento aos servidores municipais, como também a finalização do cadastro do Internet Bank  para a instalação de uma Unidade Caixa na Prefeitura, substituindo o manual da tesoureira.

Determinado um controle das contas municipais, que será feito ao final do expediente, com a apresentação pelo secretário, Walter Arcoverde, do saldo das contas da prefeitura e um demonstrativo dos pagamentos efetuados.

ADMINISTRAÇÃO

A administração realizará um censo municipal de todos os servidores, durante o qual ficará proibida toda e qualquer movimentação de pessoal.

Nessa nova gestão, será construído o Centro Administrativo, local onde as secretarias irão se instalar. Os departamentos estão passando por um processo de modernização durante o qual serão informatizados.

Também foi criada uma comissão de controle e contenção de gastos e eficiência nas autarquias do município.

ESPORTE

Haverá mudança da Secretaria para o Rivaldão e o destravamento e início da Vila Olímpica e dos recursos do Centro de Iniciação de Esporte e executado o projeto da praça da Juventude com investimentos de 2 milhões de reais conseguidos pelo Deputado Federal Pedro Cunha Lima.

CULTURA

O prefeito Dinaldinho pretende criar a Fundação Cultural de Patos e, após a aprovação de criação da Fundação na Câmara Municipal, iniciará a captação de recursos para o Carnaval e São João. A Fundação terá à frente a Dra. Ana Cláudia Batista.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

A gestão já iniciou o atendimento com acompanhamento do tratamento dos pacientes com microcefalia, em Campina Grande, tratamento e atendimento que pretende passar a realizar em Patos, Será iniciado na próxima semana um convênio com a entidade Bom Pastor em João Pessoa,  para acolher os enfermos que farão tratamento de câncer no hospital Laureano.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E HABITAÇÃO

O prefeito destacou que esta sendo feito um estudo de projeto para a criação do Minha Casa Minha Vida voltado para os funcionários de Patos e que estão finalizando um programa de financiamento aos pequenos empreendedores com juros de até 0%.

PROCON

O prefeito determinou o fim do cabide de empregos no órgão e decretou autonomia para fiscalizações e autuações e a informatização do atendimento com a criação de um aplicativo funcional.

PROCURADORIA DO MUNICÍPIO

O Prefeito Dinaldinho determinou que se faça legalmente o desbloqueio dos recursos do FUNDEF e que sejam apuradas desvios de condutas e de improbidade quando identificados. Também foi anunciado que a nova sede da PGM será ao lado da prefeitura no prédio do antigo Ministério Público Estadual.

PATOSPREV

Anunciada a realização de uma reunião com o presidente interino do TCE, conselheiro André Torres a quem foi feita uma consulta sobre como viabilizar a previdência municipal, o que será objeto de uma nova discussão na próxima semana.

Será mantido o cronograma de contribuição patronal e empregatício, os investimentos com rentabilidade em Banco Oficial e confrontos de contas com a União. Também será feita a modernização com informatização e transparência, bem como auditoria e punições quando cabíveis.

PLANEJAMENTO E GESTÃO

O prefeito destacou que estão sendo colocadas em prática ações, em curto, médio e longo prazo que visam cortes de despesas, gastos e aumento da arrecadação. Está sendo planejado um novo georreferenciamento e a informatização de toda a máquina pública.  Dinaldinho também destacou que foi iniciado o projeto arquitetônico para a construção, ainda este ano, de centro administrativo.

Assessoria


Publicidade
Publicidade

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSONLINE.COM, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSONLINE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.