comentários  

01 de maio de 2017, 18:01

Denúncias, cobranças, debates e discussões marcam sessão da Câmara Municipal de Santa Terezinha. Veja


Os Vereadores de Santa Terezinha-PB, se reuniram na tarde dessa sexta-feira (28), na Casa Geraldo Luiz Camboim. O Presidente Francisco Bezerra (PSB) abriu os trabalhos às 17h10. Pediu um minuto de silêncio em homenagem póstuma, a ex-vereadora Francisca Nascimento Alves (Francisquinha), falecida no último dia (21).

 O 2° secretário Menon Ayres (PROS) passou a lista de presença da sessão ordinária e, verificou à ausência da Vereadora Lidianny Oliveira (PSDB). A parlamentar não justificou sua falta. O 1° Secretário Salomão Cordeiro (PP) leu os informes da Câmara.

O primeiro a usar a tribuna foi o Vereador Lila Nascimento (PSB), o parlamentar denunciou às situações dos pneus lisos de alguns carros da Prefeitura de Santa Terezinha, sobretudo do ônibus que vai pegar os alunos na Comunidade da Santana. Segundo Lila, o bom é ver essa situação dos pneus, o quanto antes, para que não ocorra algo trágico. O Vereador reclamou também o uso das máquinas do município para construção de uma pista de Motocross, na propriedade do Diretor de Transporte do município. Por fim parabenizou o programa Conexão com a Notícia.

O Vereador Pedro Sopa (PSDB) concordou com a denúncia de Lila, quanto à situação dos pneus do ônibus. Enfatizou alguns serviços realizados pela Secretaria de Obras como: Iluminação, esgoto, poda de árvores, consertos de calçamentos. Pediu também compreensão da população para não jogar entulho nas vias públicas. Denunciou à questão dos animais soltos nas ruas da cidade, que os donos tomem providências.

O Presidente Francisco Bezerra apresentou um Projeto de Lei, que visa o controle populacional dos animais doméstico como: cães e gatos. Que a prefeitura faça uma parceria com a Universidade Federal, para dizimar os problemas de saúde no município, ocasionados pelos animais doentes. Apresentou um voto de aplauso ao doutor Moizés Segundo, que é filho do casal dona Lupa e Moizés. Dr.Segundo que teve à sensibilidade de inaugurar um consultório odontológico de alta qualidade em Santa Terezinha, valorizando sua terra natal.

O Vereador denunciou o atraso dos balancetes. Criticou os gastos com medicamentos mais de 50 mil reais por mês é muito dinheiro. Cobrou o funcionamento da casa de apoio em João Pessoa. Disse que torce pela prefeita acerte no seu governo, porém, ela estar cedendo à pressão política e, colocou muita gente na prefeitura, o que vai dificultar seu trabalho. Pediu planejamento da gestora para diminuir os erros. Sobre o Projeto da Cultura, “recebi com muita tristeza a notícia do líder da prefeita, que ela não se interessa mais em colocar o Projeto da Cultura para votação, devido às condições financeiras”, afirmou o Presidente.

Solicitou ainda uma audiência com a Prefeita e os motoristas para resolver algumas situações com a categoria. Criticou o atraso dos salários dos motoristas contratados, que transportam os estudantes da zona rural para cidade, já são dois meses sem receber. Os donos dos carros estão ameaçando para os serviços, caso não resolva esse problema. Por fim parabenizou o senhor Carlos Bizuga pela 1° Copa Dão na Santana realizada no último domingo (23). Parabenizou os jornalistas Jordan Bezerra e Josley Oliveira pelo programa Conexão com a Notícia.

A Vereadora Célia Nicacio (PSB) destacou a coragem da ex-vereadora Francisquinha, que foi à parlamentar precursora na Câmara, no período (1976-1982), anos difíceis no Brasil. Avaliou como positivo o projeto do Vereador Francisco Bezerra, contudo para realidade de Santa Terezinha é mais difícil ser executado, mas a parceria com o médico veterinário é muito interessante. Afirmou que torce pelo acerto da gestão. Apoia o Projeto da Cultura, por entender o valor que tem a cidade nessa área cultural.

O Vereador Zé Nilton (PR) falou sobre dos serviços prestado pelo senhor Renir, que foi por muitos anos eletricista da cidade, lamentou seu falecimento ocorrido no último dia (17). Parabenizou à gestão pela reforma no Grupo Escolar do Tamanduá. Disse que o Projeto da Cultura é muito importante, contudo, a prefeitura agora não tem condição financeira para criar à Secretaria de Cultura.

O parlamentar Salomão Cordeiro (PP) fez uma pequena avaliação sobre as reformas Trabalhistas e da Previdência, classificando-os como danosa para o trabalhador brasileiro. Assegurou que os gastos com medicamentos do município mais 50 mil reais, é algo absurdo e, que vai fiscalizar com afirmo esse assunto. Citou também a despesa com o treinamento dos professores cerca de 5.300 reais, em apenas dois dias, é algo inaceitável. “Alguém está metendo a mão no dinheiro público e não sou eu, vou investigar”, afirmou Cordeiro.

Pontuou ainda, que vai averiguar com veemência tudo isso, o governo não terá mais trégua, pois são mais de cem dias de governo. Cobrou explicação sobre uma pista de Motocross feita com as máquinas do município em uma propriedade privada. “Há muitos erros na gestão em apenas quarto meses de administração”, garantiu o Vereador.

O 2° secretário Menor (PROS) explicou sua cobrança em relação ao lixão, que está pensando no bem coletivo e, não individual. Reclamou à falta de iluminação de muitas ruas. Citou a negação de uma “moto”, que foi pedido para uma senhora, “a gestão alegou falta de condição, conduto construiu uma pista de Motocross em propriedade privada e um açude no terreno do pai da prefeita, e não tem dinheiro para colocar gasolina em uma moto, é um absurdo”, disse o Vereador.

Ônibus de manhã continua andando muito cheio, o de noite colocaram mais um, melhorou. Tem o problema sério é quando a Polícia Federal está na BR, o ônibus não pode transitar. A casa de apoio sem funcionar. O carro do Conselho Tutelar não tem mais. São muitos problemas na gestão, a prefeita não está indo bem. Sem relação à saúde, afirmou que não voltou, “só se for para década de 80”, comentou Menon.

O líder da prefeita Edcarlos Soares, afirmou que não concorda com o uso das máquinas para fazer serviço, que não seja para agricultura familiar. Respondeu ao vereador Lila, que na atual gestão está utilizando muito os ônibus, por isso os pneus estão gastos. Mas vai levar o problema a prefeita. A gestão passa por dificuldade financeira, haja vista, que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) ter caído nos últimos dois meses, por isso não pode a criar a secretária de cultura no momento.

Sobre a casa de apoio vai se inteirar do assunto. Vai solicitar uma reunião entre os motoristas e a prefeita. Em relação aos gastos com medicamentos disse que é normal, pois a demanda é muito grande. Pediu paciência aos vereadores, pois a gestão estar acertando, mas ainda caminha a passos curtos. As lâmpadas estão sendo substituídas aos poucos. “A prefeita está no caminho certo, estamos dando passos certos”, afirmou Soares. Os vereadores Edcarlos e Salomão ainda trocaram farpas, o Presidente interveio, para manter a ordem. A próxima sessão foi marcada para o dia 12 de maio.


Publicidade
Publicidade

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSONLINE.COM, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSONLINE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.