comentários  

17 de setembro de 2017, 11:53

Vereador de Santa Terezinha diz que gestão caminha para o abismo


Foi realizada nessa sexta-feira (15), a sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Santa Terezinha (PB).  O Presidente Francisco Bezerra (PSB) deu início aos trabalhos legislativos, às 17h03, onde, apresentou votos de pesar às famílias de Carlos Caboclo, Rita de Pedro Alexandre, Natanael e do jovem Josinaldo Nunes. O vereador Pedro Sopa (PSDB), não compareceu à sessão, mas justificou sua ausência.

Quem primeiro fez o uso da tribuna foi o vereador Zé Nilton (PR) agradeceu a Deus por mais uma reunião.  Disse que apesar da crise que vive o País, a prefeita Terezinha de Zé Afonso (PSDB), vem melhorando a saúde do Município, pois recentemente comprou uma sonda que realiza o exame de ultrassonografia transvaginal.

O vereador Salomão Cordeiro (PP), se acostou aos votos de pesar do presidente. Em relação ao projeto que a gestora mandou para Casa, disse que já existe um texto similar, que fala de gênero alimentício, portanto precisa de uma emenda.

Falou que visitou com os vereadores Francisco e Menon, órgãos de saúde da capital e, entendeu a questão da pactuacão da saúde no estado da Paraíba, o Governo distribui as cirurgias e exames pelo critério da população de cada município, mas os municípios maiores sobram vagas e, podem fazer parceria para realizar cirurgias e exames complexos, contudo, é necessária, uma pequena contrapartida do Município. A prefeitura não pode se omitir em fazer isso, ou vai deixar pessoas morrerem sem assistência? Disse que foi a Caixa Econômica para ver a situação do Mercado de Artesanato, que falta concluir.

O parlamentar esclareceu à questão da aquisição do carro modelo Fiat TORO, a disposição da saúde, quem conseguiu foi o deputado federal Hugo Motta (PMDB), na gestão do ex-prefeito Arimateia Camboim, porém o site local não deu os créditos ao ex- gestor é preciso se fazer justiça, com a verdade. Disse que negaram a máquina para tapar um berreiro de açude de um senhor, é inadmissível tal prática.

Cobrou à volta do dentista à noite para beneficiar, sobretudo, o pessoal dos sítios.  Apresentou requerimentos; na área da saúde, que prioriza os gastos na saúde para; ambulância, remédios e o dentista noturno. Outra solicitação é sobre informação do Mercado de Artesanato e por fim, um que pedi máquinas para recuperar barragem no Sítio Porcos.

O vereador Menon Ayres (PROS) teceu duras criticas a gestão. Segundo ele, a “gestão está caminhando para um abismo”. Criticou os critérios usados na distribuição das cestas básicas, pois tem mãe de família com sete filhos, e é regada ajuda, já a outras famílias bem menores são dados 50 reais e até 250 reais, é um absurdo, são injustos esses critérios.  A gestão está distribuindo por cara e por questão política e, não vendo as necessidades das famílias.

Denunciou que o ônibus que leva os estudantes para Patos à noite está andando superlotado com mais de 20 alunos, estão indo em pé. Ainda relatou que o mato está tomando conta do Pedregal e, o lixo em algumas ruas do centro, pediu providências.   

Por fim, lamentou que sua irmã Fátima, que presta um bom serviço de forma gratuita ao pessoal de Santa Terezinha na área de saúde, em João pessoa, fazendo encaminhamento de exames, consulta e até conseguindo cirurgias, a mesma está sendo perseguida pela gestão, pois estão negando até a Guia de encaminhamento médico (GERA). É lamentável, o comportamento da gestão, pois só escuta cinco ou seis gatos pingados, que não querem o bem dela, entretanto, atrapalham encobrindo os erros da administração.

O presidente Francisco Bezerra (PSB) pediu à reabertura do Serviço da Junta Militar, pois os jovens estão sem tirar a reservista. Parabenizou ao deputado Hugo Motta e o ex-prefeito Arimateia, pela aquisição para o município do carro e o gabinete Odontológico.

Reivindicou da Secretaria de Agricultura à construção das barragens subterrânea, uma vez que, a lona e os tubos de cimentos já estão nos locais, onde serão construídas as referidas barragens, desde gestão anterior. Sugeriu uma reunião com o Secretário de Saúde do Município, para repassar mais informações sobre a ida dele à capital João Pessoa. Vai pedir agilidade ao Secretário para conseguir as cirurgias cardíacas e os exames de média e alta complexidade, com isso diminuir à fila de espera das pessoas.

O líder da prefeita Edcarlos Soares (DEM), relatou que foram realizados 907 atendidos aos usuários na Farmácia Básica durante o mês de agosto, ainda na área de saúde foi adquirida uma sonda para realizar exames de ultrassonografias transvaginais. Comunicou que uma das ambulâncias está na oficina mecânica para uma revisão geral.

De acordo com Edcarlos, a prefeitura irá iniciar uma licitação para a compra de dois veículos e a gestão está estudando a possibilidade de fazer um leilão de alguns transportes velhos que pertence ao órgão municipal.

Em relação a critica do vereador Menon, sobre ônibus, informou que a partir da próxima segunda-feira (18), a Secretaria de Educação estará cadastrando os estudantes que estudam na cidade de Patos, pois, o transporte escolar é para uso restrito dos alunos e dos universitários.

 Os nove vereadores vão dar o título de cidadão santerezinhense ao governador Ricardo Coutinho (PSB), pelos relevantes serviços prestados a cidade. No fim, foram aprovados os requerimentos. Próxima sessão será itinerante no Assentamento Dom Expedito (Capesa), dia 02 de Outubro.

 

Jordan Bezerra 


Publicidade
Publicidade

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSONLINE.COM, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSONLINE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.