comentários  

15 de abril de 2018, 09:28

Rio Espinharas desce com cheia e Barragem da Farinha recebe muita água


Choveu bastante durante a madrugada deste domingo, 15/04, e pela primeira vez em 2018 corre água no Rio Espinharas em Patos, o maior rio da cidade.

Na região do Serrote Espinho Branco choveu 72 mm e o Rio da Cruz amanheceu em cheia, levando água para o Rio Espinharas, que corta a cidade de Patos.

Em Patos a chuva foi de 80 milímetros na zona oeste e 81.5 mm no centro da cidade, segundo informações do engenheiro florestal Rildo Alencar.

Em Malta choveu 62 mm.

 

Barragem da Farinha

 

Desde a quinta-feira passada, 11/04, que a Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) não atualiza os dados sobre a Barragem da Farinha, em Patos. Da última vez que o fez a barragem estava com 43,19%.

De lá pra cá muita água entrou na Barragem da Farinha, gerando muita expectativa por parte da população. A barragem, que estava seca em meados de fevereiro, já voltou a ser utilizada no abastecimento de Patos. Tem capacidade para armazenar 25.738.500 milhões de m³ e na quinta passada estava com 11.117.668 milhões de m³.

Na tarde de ontem a equipe da Folha Patoense esteve na barragem e verificou que ainda faltavam mais de dois metros e meio para a sangria, mas na manhã deste domingo (15/04) está entrando muita água e com essa recente recarga e o que falta ainda para entrar, pois o Rio Farinha está em cheia, é real a possibilidade de que ela possa transbordar. “Eu moro a um quilometro do sangradouro da barragem e realmente ela tá pegando muita água neste domingo. Estamos todos animados”, disse a professora Valdirene Barbosa, moradora do Sítio Bela Vista.

 

Barragem da Farinha pegando muita água na manhã de hoje

Barragem da Farinha na manhã deste domingo, 15/04 (Fotos: Vereador Lelo, de Cacimba de Areia)

 

 

Fonte - Folha Patoense 

 


Publicidade
Publicidade

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Patos Online suspende a publicação de comentários nas matérias. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto após as eleições de 2018.