comentários  

07 de dezembro de 2018, 07:53

Médico cubano conquista comunidade e usuários da saúde pedem seu retorno ao atendimento na cidade de Patos


O médico cubano Dr. Jonnys Marichal Garcia atendeu durante 5 anos na Unidade Básica de Saúde Pedro Leandro Sobrinho, pertencente a Secretaria de Saúde do Município de Patos, localizada no Bairro Monte Castelo. Ele chegou ao município através do convênio internacional Programa Mais Médicos do Governo Federal, porém, devido a declarações desrespeitosas do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), o Governo de Cuba decidiu encerrar o convênio com o Brasil e, desde então, Dr. Jonnys não atende mais na unidade de saúde.

Na manhã desta quinta-feira, dia 06, a reportagem do Patosonline.com esteve na UBS Pedro Leandro para acompanhar um ato em favor do retorno do médico ao atendimento. Usuários fizeram declarações emocionantes sobre o trabalho prestado por Dr. Jonnys nos últimos 5 anos e pediram o retorno dele à comunidade.

Dr. Jonnys ficou na cidade de Patos após se apaixonar e casar-se com uma patoense. O médico relatou que na cidade fez grandes amizades e também encontrou seu amor, por isso decidiu ficar e já comunicou seu desejo aos familiares, amigos e ao Governo Cubano. Ele se submeteu ao processo de revalidação do seu curso de medicina e aguarda o resultado. Enquanto isso, Dr. Jonnys está na Secretaria de Saúde do Município de Patos em outra função, mas espera voltar a UBS Pedro Leandro para abraçar novamente o povo da comunidade e dar continuidade ao seu trabalho.

A Agente Comunitária de Saúde Edjane Vieira disse que o médico se destacou por ser um profissional excelente, humanista e que não media esforços para estar ao lado do povo carente no momento em que este mais necessitava dos seus serviços na área de saúde. “Toda a atenção possível em relação ao idoso, as puérperas, tinha o maior cuidado...auscultava os bebês...ele não media esforços. Um ser humano muito bom que não fazia questão de trabalhar em prol da comunidade”, relatou Edjane.

Quem também fez questão de falar sobre a convivência profissional com o médico Dr. Jonnys Marichal foi a técnica de enfermagem Geane Guedes. “Ele é um médico excelente! Muito humilde! Todos os dias está na unidade, faz visitas domiciliares até a pé...a comunidade está sentindo muita falta. Esse movimento foi a própria comunidade mesmo que organizou querendo o médico cubano de volta...ele cumpria o horário manhã e tarde. Gosto muito dele! ”, comentou Geane.

Várias usuárias, a exemplo de Lurdinha Domingos, Edivânia Gerônimo, Maria Aparecida, Maria Edivaneide, Maria Elisabete, Rosimere de Araújo, Sidônia da Silva, dentre outras, fizeram relatos do atendimento humanista, dedicado e exemplar do médico cubano Dr. Jonnys Marichal. “Depois que Dr. Jonnys chegou aqui no postinho a gente pode ter o prazer de dizer: a gente tem médico! Ele não tava vendo só um doente, ele tava vendo um amigo. Ele apertava na mão da gente com carinho...tinha toda paciência com a gente....eu tenho uma filha especial que até hoje chora porque ele não está mais atendendo...”, desabafou Sidônia.

 

 

Jozivan Antero – Patosonline.com


 

OUÇA relatos das usuárias dos bairros Monte Castelo, Conjunto Vista da Serra e Sapateiros:

Fotos e vídeos da postagem



Publicidade
Publicidade

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSONLINE.COM, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSONLINE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.