A internet e as mídias sociais deram mais influência e independência para o consumidor localizar informações sobre empresas, marcas e, claro, compartilhar experiências e opiniões.

Esse novo conjunto faz com que aquilo que já era um fato para os grandes empreendimentos, agora passou a ser também para médios e pequenos negócios. Daqui para frente, é muito difícil que alguma organização se arrisque a ficar de fora dessa.

Mas é óbvio que não basta ter um site e páginas em redes sociais. O marketing digital precisa ser usado de forma estratégica para conseguir entregar resultados efetivos, como gerar visibilidade, atrair clientes e aumentar as vendas. Ter um objetivo claro também é algo muito importante na hora de colocá-lo em prática.

Além disso, o marketing digital torna a tarefa de conhecer detalhes sobre um público-alvo muito mais fácil. As ferramentas disponíveis no mercado facilitam essa missão, já que elas são capazes de cruzar muitos dados da rede e, a partir disso, obter informações valiosas sobre o perfil dos consumidores. Também é possível criar canais de venda e mensurar resultados.

Moisés Ramos

Especialista, mentor e consultor de marketing digital