O município de Patos perdeu os ex-prefeitos Ivanes Lacerda e Olavo Nóbrega no ano de 2021, num intervalo de quase seis meses entre os dois óbitos.
Ivanes faleceu em decorrência da Covid-19 em 25 de janeiro, após passar cerca de um mês internado em João Pessoa, enquanto Olavo Nóbrega faleceu em 7 de julho, no Hospital São Francisco, em Patos, após ter complicações cardíacas.
Antes, em 24 de maio de 2020, a cidade havia perdido o também ex-prefeito Dinaldo Wanderley, devido a complicações da Covid-19.
CARREIRA POLÍTICA
Ivanes Lacerda chegou ao cargo de prefeito de forma interina, em 23 de agosto de 2019, substituindo o também prefeito interino Sales Júnior, e permaneceu no cargo até assumir o atual preceito Nabor Wanderley, que o sucedeu no cargo.
Ele estava em quinto mandato de vereador na capital do sertão, tendo sido eleito nos anos de 2000, 2004, 2008, 2012 e 2016. Por conta dos problemas de saúde ele não fez a transmissão do cargo.
Já Olavo Nóbrega foi eleito prefeito pelo voto direto na eleição de 1968, tendo como seus concorrentes Zéu Palmeira e o ex-deputado federal Edvaldo Mota, que disputou a prefeitura naquele ano.
Depois disso, Olavo disputou outras duas eleições, sendo a primeira delas em 1976, quando perdeu para Edmilson Mota, e em 1998, quando tentou uma cadeira na Câmara Federal, mas não obteve êxito.
Atualmente, a cidade conta com três ex-prefeitos vivos que foram eleitos pelo voto popular, casos de Ivânio Ramalho, Francisca Mota e Nabor Wanderley, que atualmente está no cargo, e dois ex-prefeitos que ocuparam o cargo de forma interina, casos de Lenildo Morais e Sales Júnior.
Por Genival Junior - Patosonline.com