Locais Locais
Vereador denuncia aglomeração e desordem no Centro de Testagem de Covid-19 da Prefeitura de Patos
18/01/2022 16h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Patosonline.com
Foto: Reprodução/Josmá Oliveira

Após uma denúncia de um cidadão, o vereador Josmá Oliveira esteve no Centro de Testagem da Covid-19 de Patos, na manhã desta terça-feira (18), para averiguar a informação que foi repassada por populares de que uma grande multidão estava à espera de testagem da Covid-19 e que uma pessoa da gestão havia furado fila.

O vereador afirmou que, ao chegar no local, encontrou diversas pessoas à espera de resultado e outras ainda para serem atendidas, todas no mesmo local. Josmá disse que havia muita gente em um espaço pequeno, mas todas com a necessidade de saber se estavam infectadas.

“O cidadão me ligou revoltado, onde a fila estava quase dobrando o quarteirão. Não tinha cadeiras, não tem tendas. As pessoas chegam por volta de 7h30min e eu cheguei às 9h e muitas pessoas ainda estavam esperando. Grande aglomeração, com mais de 100 pessoas no lugar e não tem ordenamento. A denúncia também foi que não havia critérios para a fila”, afirmou.

Ainda segundo ele, ao chegar no local, tentou entrar em contato com o secretário de saúde, mas não foi atendido e então decidiu filmar a situação. Ele lamentou a situação preocupante de risco que as pessoas estão enfrentando para fazer testes em Patos.

“Eu liguei para o secretário de Saúde de Patos, mas ele não me atende. Um verdadeiro descaso. Falta de respeito com o cidadão patoense. Eles chegam ali meio que doentes, sem cadeiras, sem tendas suficientes, com sintomas e vai esperar 3h numa fila, sem água, e para completar todo mundo estava denunciando que uma parente de um secretário da prefeitura chegou e furou fila, passou na frente de todo mundo que estava lá esperando”, denunciou o vereador.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura para buscar uma explicação para as denúncias do vereador Josmá. A equipe enviou a seguinte justificativa:

“Dispomos de um bombeiro civil no local, e com o aumento da procura, o horário de atendimento foi ampliado de sete da manhã até meia noite, inclusive foi colocada tendas fora da central para que o pessoal possa aguardar o resultado. Em relação a fura fila não admitimos essa prática, vamos apurar os fatos e tomar as devidas providências caso tenha consistência a denúncia. No geral, a Secretaria de Saúde está ciente do aumento crescente na procura por testagem no centro de COVID, e já está tomando as medidas cabíveis para evitar qualquer situação de aglomeração excessiva. Quanto à denúncia de fura fila, o caso já está sendo averiguado junto aos servidores que trabalham no local, uma vez que esse tipo de prática não condiz com o funcionamento do serviço. Quanto ao atendimento, este segue o fluxo normal de acordo com a quantidade de pessoas que estão procurando testagem e atendimento médico diariamente. O horário estendido até meia noite visa dar mais condições para que todos sejam atendidos”, diz a nota.

Patosonline.com