O médico cardiologista, Dr. Francisco de Assis Alves de Sousa, foi o entrevistado do programa Jornal da Manhã, desta terça-feira (25), transmitido pela Rádio Morada do Sol FM – 105.9.
Durante a entrevista, o jornalista Célio Martinez colocou que as doenças cardiovasculares têm causado um número crescente de mortes, sobretudo neste período de pandemia. E perguntou ao Dr. Francisco de Assis se essa situação teria uma relação com a pandemia ou até mesmo com as vacinas contra covid.
Dr. Francisco então argumentou que, principalmente no Brasil, como havia uma urgência em adotar vacinas contra a covid, as doses foram liberadas precocemente. Não houve tempo para uma avaliação mais minuciosa, principalmente para avaliar os efeitos colaterais, conforme ele disse.
Ele também defendeu que a vacina foi e está sendo válida, uma vez que a mortalidade caiu drasticamente. Mas pontuou que resta saber em relação aos seus efeitos colaterais, principalmente em longo prazo.
Sobre a possibilidade da miocardite, que é a inflamação do músculo cardíaco, ser causada por alguma situação ligada à covid, o médico explicou que na maioria, essas doenças não surgem da covid, tendo em vista que a covid ocasiona é uma miocardite específica, causada por um vírus específico.
Portanto, ele colocou que tudo depende da vulnerabilidade individual de cada um, e foi mais longe quando disse que é frequente ocorrer cardiopatias em pessoas que envelhecem cada vez mais, porém o equilíbrio metabólico de cada pessoa tem ligação com as escolhas alimentares e outros hábitos acumulados ao longo da vida.
Acompanhe mais detalhes no link da entrevista, logo abaixo:
Jornal da Manhã desta terça-feira 25/01/22
Matéria por Patosonline.com