Locais Locais
Diretor do INSS em Patos explica mudanças para realizar prova de vida
03/02/2022 14h28
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Genival Junior - Patosonline.com

O diretor da agência do INSS em Patos-PB, Alberto Simplício, explicou no jornal Espinharas Notícia, da Rádio Espinharas FM de Patos, quanto a portaria do Ministério do Trabalho e Previdência Social, mudando as normas para a Prova de Vida para os segurados do órgão.

Alberto enfatizou que a principal mudança se dá no mecanismo de realizar a prova de vida por meio dos sistemas do governo federal, e provocando a não obrigatoriedade dos aposentados e pensionistas do INSS comparecerem anualmente as agências bancárias, que passará a ser facultativo.

"Essa prova de vida passa a ser realizada de modo remoto, pelos bancos de dados do governo federal. Por exemplo, quando o cidadão se submete a uma consulta médica tem seus dados capturados no sistema de saúde. Então, é possível que o INSS capture esses dados e saiba que aquela pessoa está viva. Outra forma é quando o cidadão vai votar, e por meio da biometria a informação chega ao INSS e a fé de vida é realizada", explicou Alberto Simplício.

O diretor do órgão também explicou que as agências bancárias continuam obrigadas a realizar o procedimento, caso as pessoas se dirijam aos bancos por questão de segurança ou comodidade pessoal, entre outras razões.

Outra mudança informada por Alberto é que o segurado terá rastreado num prazo de dez meses a partir de sua data de aniversário, para realizar a fé de vida, e caso não se submetendo haverá outras formas que o INSS irá proporcionar para que o segurado seja submetida a prova de vida. Já o INSS terá dez meses para que possa se adequar as nossas regras estabelecidas na portaria.

Por Genival Junior - Patosonline.com