Regional Regional
Vereador de Areia de Baraúna pede explicação sobre rateio do FUNDEB. Gestão municipal fornece reposta e explica o caso
08/02/2022 06h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Com informações das assessorias

O vereador Thiago de Bilar, de Areia de Baraúna, voltou a cobrar da prefeitura da cidade um posicionamento sobre o reajuste salarial dos professores, que foi aprovado pelo governo federal. Segundo ele, Areia é uma das poucas cidades que ainda não anunciaram a mudança de salário dos profissionais da educação.

O vereador disse que solicitou publicamente ao prefeito, Antônio Gerônimo Duarte Macedo, e à secretária de educação uma posição sobre o rateio dos recursos que sobraram do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e também o reajuste do pessoal da área de educação, já anunciado pelo presidente Bolsonaro.

“Venho falar por aqueles que não tem voz diante o poder executivo. O rateio e o reajuste já foram aprovados e liberados pelo Governo Federal, todas as prefeituras da região metropolitana já estão pagando, gestores esses que tem compromisso com a educação de seu município e está cobrindo a lei federal desse aumento para essa área tão afetado pela pandemia. Segundo o informativo que a prefeitura postou, estão esperando uma confirmação do governo federal, o que não é verdade”, disse o vereador.

Prefeitura responde

O Governo Municipal de Areia de Baraúnas em momento algum sinalizou ou mencionou que estaria contra o reajuste, ao contrário, no dia 27 de janeiro, expediu uma nota de esclarecimento do reajuste do FUNDEB 2022 se comprometendo em realizar atualização da tabela de vencimentos com o reajuste do piso salarial do magistério com reatroativo ao mês de janeiro.

Está previsto para o próximo dia 09 de fevereiro o evento de abertura do Encontro Pedagógico 2022, onde na oportunidade o gestor Toinho Macêdo estará oficialmente anunciando e oficializando o projeto de lei que será encaminhado para o poder legislativo para atualização do Piso salarial do magistério.

Patosonline.com

Com informações das assessorias