Locais Locais
Prefeito de Patos confirma, em entrevista à Rádio Espinharas, que vai extinguir a FUNDAP
11/02/2022 14h34
Por: PATOS ONLINE Fonte: Patosonline.com

Em entrevista ao programa Espinharas Notícias, da rádio Espinharas de Patos na tarde desta sexta-feira (11), o prefeito Nabor Wanderley (Republicanos), confirmou que vai extinguir a Fundação Cultural de Patos (FUNDAP), após reunião com parte da administração, que concluiu a ineficiência do órgão para a manutenção da Cultura em Patos.

Nabor disse que há duplicidade de cargos na pasta da Cultura, uma vez que a Fundação foi criada, mas a antiga Secretaria de Cultura permaneceu existindo. Ele argumentou que o objetivo é centralizar a distribuição de recursos e reestruturar a pasta para o melhor desenvolvimento da atividade cultural no município.

“Dizer tivemos uma reunião ontem à tarde e que fizemos um levantamento, ela foi fundada em 2017 e, de lá para cá, com essas mudanças de gestão, ninguém nunca se aprofundou na estrutura administrativa da FUNDAP e conversamos com parte de contabilidade do município e outros setores da gestão. A FUNDAP foi criada por meio de uma lei, com uma estrutura muito grande de cargos, e mesmo com essa criação, não tiveram a preocupação de extinguir a estrutura de secretaria de Cultura que existia, então havia uma duplicidade, ela continua vigente. A prefeitura está querendo e nós estamos fazendo, vamos extinguir a FUNDAP e grande parte dos cargos, que vamos remanejar para a Secretaria de Cultura alguns deles e muitos estão em duplicidade. Por exemplo, dentro da estrutura administrativa da Secretaria de Cultura está lá o cargo de diretor do Teatro Municipal Ernani Sátyro e dentro da estrutura da FUNDAP também existe esse cargo”, explicou Nabor Wanderley.

O prefeito disse que, com os recursos que serão economizados, deverá reestruturar o setor cultural de Patos, reforçando a Secretaria de Cultura e distribuindo melhor os recursos voltados para a pasta.

“Com a economia que vamos ter, eu quero ver se estruturo a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Patos para cumprir o seu papel, e com a economia, vamos injetar recursos para fomentar o movimento cultural de Patos. Não adianta termos Secretaria e Fundação de Cultura, mas não ter dinheiro para apoio os artistas e movimentos culturais. É isso que quero fazer e podermos apoiar a cultura de Patos”, afirmou o prefeito.

Segundo Nabor, há dias vem estudando uma reforma administrativa estrutural na gestão de Patos. Segundo ele, o modelo está defasado e vem apresentando problemas no funcionamento, o que causa impasses no desenvolvimento da administração municipal.

“Estávamos estudando não só a FUNDAP, mas a estrutura administrativa como um todo. A Secretaria de Cultura Esporte e Turismo foi criada em 2013 pela prefeita Francisca Motta, mas toda a nossa estrutura foi criada em 2005 e atualizada em 2011, mas de lá para cá muita coisa mudou, vários programas foram criados, outros foram extintos, cargos e setores que não funcionam mais. Eu já vinha estudando essa questão de reforma que vamos fazer, e dentro desse pensamento já vinha o setor de cultura, diversos cargos estão em duplicidade. Não tiveram a preocupação de extinguir toda a estrutura que existe dentro da secretaria.

O prefeito disse ainda que após essa estruturação deverá sentar com os ativistas culturais e pessoas relacionadas para alinhar a cultura de Patos e fortalecer o setor. Nabor falou ainda em ouvir ideias, ver propostas e ter recursos destinados mensalmente para o setor cultural.

Áudio: Rádio Espinharas
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Patos Online (@patosonline)

Patosonline.com