Desde que foram divulgados os resultados oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio 2021 (ENEM), na última quarta-feira, dia 09 de fevereiro, inúmeros são os relatos de estudantes que obtiveram boas notas na redação.
Na tarde desta quarta-feira, dia 16 de fevereiro, a nossa reportagem recebeu mais uma história emocionante de uma estudante que, apesar das dificuldades, conseguiu se sair muito bem na redação, cujo tema foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. A jovem Camila Leite, de 28 anos, entrou em contato com a nossa equipe para expressar sua alegria com a nota do exame.
Camila mora em Salvador-BA, e conta que essa é a 4ª edição do Enem na qual participa. Trabalhando atualmente como vendedora de picolés, ela disse que sempre estudou em escola pública, e relatou a dificuldade na preparação para a prova do Enem, por causa do trabalho, além de outros afazeres: "Eu trabalho o dia todo e estudava assim que chegava em casa, foram dias em claro para alcançar essa nota. Apesar das dificuldades eu não desisti dos estudos", confessou.
Ela conta ainda que tem a formação técnica em Enfermagem e sonha em ingressar no curso de Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e só não passou ainda, devido a dificuldade de estudar e trabalhar. Além disso, Camila relatou que cria sua filha sozinha e precisa trabalhar para sustentar os estudos e os gastos de casa.
Patosonline.com