Regional Regional
Alerta: mesmo com La Niña, previsões mudam e já demonstram que chuvas ficarão abaixo da média em vários estados do Nordeste, segundo meteorologia
Os meteorologistas estão fazendo previsões para as chuvas de março no sertão do Nordeste que servem de alerta.
23/02/2022 06h50
Por: PATOS ONLINE Fonte: Com informações de Marconi Palmeira Filho

Segundo o técnico da Empaer, Marconi Palmeira Filho, um áudio divulgado na internet, com a explicação de meteorologistas, deixa bem claro que nem só a La Niña provoca chuva forte no Nordeste. É preciso uma combinação de vários fatores.

De acordo com os meteorologistas, o litoral do Nordeste precisa ter temperaturas elevadas, principalmente na costa norte para atrair a ZCIT(Zona de Convergência Inter Tropical). No inicio do ano ocorreram chuvas fortes no Maranhão, Piauí e Ceará justamente pelas temperaturas elevadas e a Zona de Convergência. Mas de umas semanas pra cá a temperatura do Oceano Atlântico na costa norte do Nordeste já não está tão altas.

As águas mais quentes nesse momento estão na altura do Pará e Amapá, e por isso a Zona de Convergência está naquela direção e não do interior do Nordeste. A projeção é que, na área que depende da Zona de Convergência Inter Tropical, que é justamente o interior do NE, a expectativa é de chuvas inferiores ao normal. A exemplo do que aconteceu já em fevereiro de 2022, a tendência pra março/22 é de precipitações perdendo força nessa região por causa da falta de água quente na costa norte do NE.

Os estados do MA, PI, CE, RN, PB e PE devem ficar com chuvas abaixo média.

Segundo o técnico da EMPAER, Marconi Palmeira Filho, é importante frisar de que os meteorologistas não estão falando em ausência total de chuvas, mas, pensando nos açudes e na agricultura, é muito importante ficarmos atentos pois as precipitações podem ser espaçadas e não existem previsões de chuvas tão fortes que possam reabastecer grandes mananciais.

Cabe agora as autoridades e a população tomarem muito cuidado para o uso racional da água, visto que, muitos reservatórios estão com níveis baixo de água acumulada.

Ouça abaixo o áudio que mostra a explicação dos meteorologista.

Patosonline.com

Com informações de Marconi Palmeira Filho