Na manhã desta quinta-feira (24), professores da rede pública municipal de ensino de Itaporanga foram às ruas novamente reivindicar o reajuste no piso salarial nacional da ategoria, que o prefeito Divaldo Dantas (PP) alega não ter considições financeiras de implantar.
No programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, o vereador Márcio Rodão (DEM), que estava presente na manifestação junto aos professores, fez um apelo ao prefeito Divaldo Dantas para solucionar o problema e, com isso, os professores retornarem as atividades em sala de aula.
“As crianças estão no prejuízo e os professores também, mas sua excelência o prefeito está passeando Brasil afora e a cidade de Itaporanga está abandonada. Nós estamos aqui ao lado da categoria do magistério reivindicando um direito que é deles. O Governo Federal repassou o dinheiro, mas o prefeito não quer pagar”, relatou o vereador.
Os professores da rede municipal de ensino de Itaporanga decidiram entrar em greve no último dia 17, por tempo indeterminado, e foram às ruas para que o prefeito Divaldo Dantas conceda o reajuste salarial de 33,24% que foi determinado pelo Governo Federal para o Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica (PSPN). O prefeito, por sua vez, alega que o município não tem condições financeiras para implantar o percentual de reajuste.
O vereador falou também sobre outras insatisfações com a atual gestão e disse que o, prefeito vem descumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal com relação a funcionários nomeados pela gestão.
“A lei ele já está descumprindo há um bom tempo. O Tribunal de Contas chamou a administração do prefeito Divaldo Dantas de irresponsável. Então só basta ele enxugar onde contratou funcionários e nomeou. Tem deles que nem trabalham”, acrescentou.
Fonte: Diário do Sertão