A reportagem do Patosonline.com conversou com o doutor em meteorologia Mário de Miranda Leitão, na noite desta sexta-feira (25), para falar sobre uma afirmação que circula nas redes sociais sobre a possibilidade de redução de chuvas no Nordeste, sobretudo na região do semiárido paraibano.
Mário reforçou a informação que vem com as previsões de que o inverno deveria ser na média ou acima da média nesse ano de 2022, segundo o comportamento dos elementos que definem as chuvas. Segundo Mário Leitão, algumas mudanças não necessariamente vão mudar as precipitações, mas que é preciso analisar com cuidado para não confundir os índices.
“Sobre a possibilidade de que tenhamos uma redução das chuvas no Nordeste, principalmente no semiárido, em função de que a zona de convergência intertropical, que é uma faixa de nuvem que entra pelo Norte, é responsável por grande parte da precipitação no semiárido nordestino, aliás é a configuração meteorológica que mais contribui para a ocorrência de chuvas na região”, esclareceu o meteorologista.
Mário Leitão disse ainda que acredita ser prematura a afirmação de que as chuvas serão reduzidas. Ele disse que é comum que pare de chover durante alguns dias.
Então, foi dito que o Nordeste seria prejudicado, e em função disso iria haver uma redução das chuvas, mas eu discordo dessa informação, porque as previsões indicam o contrário, e nós temos observado o comportamento, e quando tem uma inibição a atmosfera não tem o comportamento que estamos observando. Por outro lado, é comum, dentro da estação chuvosa, que vai de janeiro a abril na região de Patos, nós termos chuvas reduzidas em determinados períodos, ou seja, para de chover em alguns dias”, explicou o especialista.
Ouça outros detalhes no áudio que segue:
Patosonline.com