Locais Locais
Cidadão mostra vídeo e reclama que SAMU Patos não atendeu paciente em crise. Órgão rebate e diz que equipe foi ameaçada. Veja
"Quando a USB2 chegou no local logo foram recebidos de forma agressiva pelas pessoas", disse o SAMU
27/02/2022 18h48
Por: PATOS ONLINE Fonte: Patosonline.com

A redação do Patosonline.com recebeu na tarde deste domingo, 27 de fevereiro, um vídeo gravado pelo popular Ednaldo do Monte Castelo, mostrando um jovem ao chão, sendo rodeado por várias pessoas em desespero.
A pessoa que filmou (Ednaldo), narra o fato e parece está em desespero, pois do lado de fora está estacionada uma viatura do SAMU de Patos. Aos gritos de desespero, Ednaldo diz que a equipe se recusa a atender o jovem.

A cena aconteceu no início da tarde deste domingo (27), no Bairro dos Sapateiros, setor sul de Patos, após uma partida de futebol, e envolveu o jovem que aparentemente estava em um processo de convulsão.

Em contato com o denunciante foi repassado pelo mesmo, que após alguns minutos depois que a Polícia Militar foi acionada, outra equipe do SAMU, desta vez de motocicletas, chegaram e realizaram o atendimento do jovem, que foi posteriormente levado para o Complexo Hospitalar de Patos.

A reportagem do Patosonline.com buscou respostas da prefeitura de Patos sobre as acusações acima e recebeu a seguinte afirmação:

“Ocorreu que ligaram do local afirmando que havia um rapaz com uma possível crise convulsiva. Imediatamente contactamos a USB2 e a enviamos ao local. No tempo em que a USB2 estava indo ao local, pessoas ligaram de lá falando de forma agressiva e fazendo ameaças segundo o TARM Alexandre que atendeu essas ligações e ele falou que o Samu já estava a caminho. Então, nós da central, contactamos logo a polícia e pedimos o apoio no local pois percebemos a agressividade nas palavras. Quando a USB2 chegou no local logo foram recebidos de forma agressiva pelas pessoas lá e nos contactaram aqui na central pedindo apoio da polícia. A enfermeira disse que não estava conseguindo realizar o atendimento por conta de ameaças dos homens no local e eu disse que aguardasse a polícia que estava chegando. A motolância foi ajudar também no atendimento e chegou lá antes da polícia (a polícia demorou muito). Quando a motolância chegou, falou de forma mais grave com o pessoal lá e eles se afastaram, permitindo o atendimento. Nesse momento a polícia chegou e isso facilitou o resto do atendimento. Era um paciente que usava medicações controladas e que havia bebido muito e que, segundo a enfermeira, estava passando por um estado de embriaguez e não de uma convulsão. Colocaram-no na ambulância e o levaram a UPA, ainda sob ameaça de varios homens que diziam que iriam entrar todos na ambulância e na UPA. A equipe foi realizar um BO após ocorrência onde relatou de forma oficial todas essas informações. Todas as ligações estão gravadas a partir de 13:40. Foi isso que ocorreu”, disse o Dr. Kennedy, médico plantonista do SAMU.

Segundo a equipe do SAMU, em nenhum momento o paciente teve perigo de morte, visto que o quadro clínico dele, segundo a enfermeira, era de embriaguez alcoólica, assim como de todos que estavam local. Após ajuda da polícia, o paciente encontra-se na UPA, levado por uma ambulância do Samu.

Veja o vídeo que nossa equipe recebeu:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Patos Online (@patosonline)

Patosonline.com