O Hemonúcleo de Patos terminou o mês de fevereiro com o registro de 514 doações, segundo informações repassadas ao Patosonline.com pelo setor de estatística do órgão.
O resultado superou a meta de 500 doações estabelecida para os meses do ano, e ficou 29,79% acima do total registrado no mês de janeiro, que teve 396 procedimentos realizados.
Do total de doações realizadas no Hemonúcleo de Patos, em fevereiro, 420 procedimentos ocorreram entre os dias 18 e 28 do mês, atendendo aos apelos realizados pela direção do órgão, por intermédio dos meios de comunicação.
O crescimento no número de doações ajudou na recuperação do estoque de sangue responsável por abastecer os hospitais de Patos e região, que ficou em condição crítica no início do mês anterior.
As doações feitas no Hemonúcleo de Patos, localizado a Rua 5 de agosto, bairro Belo Horizonte, vizinho ao hospital do bem, são utilizadas para abastecer as necessidades existentes nas casas de saúde da cidade, a exemplo do Complexo Hospitalar Regional de Patos Deputado Janduy Carneiro, Hospital São Francisco, Maternidade Dr. Peregrino Filho, Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro, na cidade de Santa Luzia, Hospital e Maternidade de São Mamede, Hospital Regional de Pombal, e do Hospital de Princesa Isabel.
COMO DOAR
Para ser doador de sangue, é necessário ter a partir de 18 anos, apresentar documento original com foto, estar bem alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas horas.
Os menores de 16 anos também podem doar sangue, desde que atendam aos critérios de saúde necessários, e tenham a autorização dos pais ou responsáveis.
Por Genival Junoir - Patosonline.com