Locais Locais
Coordenador da Vigilância Ambiental de Patos traz recomendações para evitar o surgimento de focos do Aedes Aegypyi. Ouça
25/03/2022 07h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Matéria por Patosonline.comÁudio de Wânia Nóbrega – Rádio Espinharas
Foto: Divulgação

A incidência de chuvas na cidade de Patos e região tem surpreendido ao longo deste mês de março, e com isso surge o risco da proliferação do mosquito da Dengue, o Aedes Aegypti.

Em Patos, o órgão responsável pelo controle e combate do Aedes é a Vigilância Ambiental, que é um serviço vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.

O coordenador da Vigilância Ambiental, José Júnior de Medeiros, contou à reportagem da Rádio Espinharas que o trabalho de combate ao mosquito é realizado ao longo de todo o ano, principalmente por meio da conscientização da população.

Portanto, ele pede que as pessoas cubram bem os depósitos que acumulam água, e ainda que recolham objetos e recipientes que podem acumular água de chuva.

Outra recomendação importante é não colocar lixo nas ruas ou terrenos baldios, mas observar os dias de coleta e obedecer essa regra.

O larvicida é usado quando já existe foco, mas o coordenador De Medeiros recomenda que a prevenção é a estratégia mais importante para evitar o surgimento do Aedes, e consenquemente a proliferação do mesmo e também um surto da doença.

Em caso de dúvidas ou mesmo para solicitar uma intervenção da Vigilância Ambiental, as pessoas podem ligar para o número: (83) 98887-7476.

Ouça mais detalhes no áudio que segue.

De Medeiros - Coordenador da Vigilância Ambiental de Patos

Matéria por Patosonline.com
Áudio de Wânia Nóbrega – Rádio Espinharas