O diretor do presídio Romero Nóbrega em Patos entrou em contato com a reportagem do Patosonline.com, na manhã desta terça-feira (29), para rebater informações da esposa de uma detenta do presídio Feminino, que afirmou haver dentro das celas da penitenciária masculina equipamentos eletroeletrônicos como micro-ondas, celulares, geladeira e outros.
A mulher fez menção aos itens ao denunciar que as celas do presídio Feminino estão sem energia, enquanto que, segundo ela, as celas do Masculino contêm energia e supostamente tais itens eletrônicos, ao afirmar ainda que não concordava com o “tratamento diferenciado”.
Entretanto, o diretor do Presídio Romero Nóbrega, Charles Martins, negou as informações da esposa da apenada. De acordo com ele, não há esses equipamentos dentro das celas, uma vez que é proibido. Esclareceu ainda que as celas têm energia porque o presídio foi construído antes da resolução que decidiu proibir tomadas dentro das celas.
“Há um relato de uma situação absurda no presídio masculino. Não há esses objetos nem no Romero Nóbrega e em nenhum presídio da Paraíba. E caso o apenado esteja fazendo uso de celular, ele está cometendo falta grave e sendo identificado, tem o aparelho aprendido e responde judicialmente, inclusive para isso temos operações rotineiras e fiscalização constante pra inibir essa prática”, afirmou Martins.
Ainda segundo o diretor, assim como no Romero Nóbrega, outras unidades prisionais no estado ainda contam com energia nas celas. Ele disse que alguns equipamentos são permitidos, mas apenas um item por cela.
“Na verdade, essa condição de não ter eletricidade nas celas é o ideal e existe uma legislação que permite essa proibição, mas isso para novas construções como é o caso do feminino e de presídios q vierem a ser construídos posteriormente, o que não atinge o Romero Nóbrega, pois já é um presidio antigo. E assim como em todas as Unidades Prisionais padrões da Paraíba, tem sim eletricidade nas celas. E aí são permitidos uma TV e um fogão em cada cela e nada mais que isso”, concluiu Charles.
Patosonline.com