A reportagem do Patosonline.com conversou, nesta quinta-feira, com o doutor em meteorologia Mário de Miranda Leitão, para falar sobre as previsões e essa pequena pausa que está ocorrendo nas chuvas em Patos e região metropolitana.
Segundo o especialista, a parada nas chuvas também faz parte do inverno e existe um termo para caracterizar essa ocorrência. Com relação às previsões para o mês de abril, Mário acredita, com base nos dados, que vai haver mais dias com chuvas do que dias sem chuvas no próximo mês.
“Sobre a cidade de Patos e região, posso afirmar, com base nas previsões que, embora as chances sejam pequenas, já a partir de hoje à noite, há possibilidade de voltar a chover a partir dessa noite. Amanhã vamos entrar abril com chuvas, segundo as previsões. E teremos essa alternância, de dias com dias e outros não. Mas predomina a maior ocorrência de chuvas diárias, ou seja, daqui até o dia 14, segundo essas previsões, é que teremos mais dias com ocorrência de chuvas do que dias sem chuva”, analisou Mário Leitão.
Já com relação ao famoso ‘veranico’, o especialista fez questão de esclarecer a utilização desse termo e também defendeu ser uma ocorrência benéfica, tento em vista o ciclo natural das plantações. Ele explicou para o quê esse termo é utilizado na meteorologia.
“Sobre o veranico, o emprego dessa palavra em se tratando de quatro dias, não se aplica. Em meteorologia, consideramos veranico, um termo técnico, que a gente usa para definir uma parada de chuva dentro da estação chuvosa, que no nosso caso vai de janeiro a abril, e às vezes, se estende até maio. Na nossa região, temos, em cada dez anos, uma ocorrência em quatro, de veranicos, dentro da estação chuvosa, e muitas vezes ele nem é percebido, porque está chovendo acima da média em toda a região, nesses três meses. A região já está com índices acima da média”, destacou o especialista.
Dr. Mario Leitão também destacou a importância do veranico para os agricultores, uma vez que os solos estão enxarcados, e, com isso, há um problema de respiração das raízes e as plantas sofrem problemas, havendo redução da produção ou até mesmo perdas de safras. Ouça mais detalhes no áudio abaixo:
Patosonline.com