Locais Locais
“Que crianças com autismo sejam acompanhadas no início do diagnóstico”, reivindica pai, durante ação em Patos
03/04/2022 06h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Áudio e imagem: Higo de Figueiredo (Rádio Espinharas FM, 97,9)
Foto: Higo de Figueiredo (Rádio Espinharas FM, 97,9)

Os pais e familiares de pessoas com autismo em Patos iniciaram uma campanha de conscientização que vai do dia 1º de abril ao dia 3, com eventos e movimentos que têm o objetivo de chamar a atenção para a causa no município. Durante o primeiro evento, que foi uma caminhada da Praça do Cepa á Praça Getúlio Vargas, na manhã dessa sexta (1º), o senhor José Medeiros, que é pai de três filhos autistas, fez uma reinvindicação importante.

Em entrevista, José Medeiros pediu, entre outras coisas, que as pessoas que recebem diagnóstico de autismo sejam acompanhadas por especialistas desde o primeiro momento, não tardiamente, como acontece, segundo ele.

“Existe uma dificuldade justamente porque, a minha última filha, que é autista, foi diagnosticada em 2020, mas faz dois que não recebe atendimento no profissional, porque dizem que não tem vaga. Existe essa dificuldade de vagas, e tem pais que precisam esperar cinco anos para dar início ao tratamento. Eu acho que é muito tempo, e o autista tem que iniciar o tratamento assim que é diagnosticado, para ter um progresso no tratamento, o que prejudica o tratamento”, declarou José.

Ele aproveitou para convocar os representantes do povo para abraçar a causa e cobrar soluções para o problema, que é tão prejudicial às crianças e adolescentes autistas.

“Eu gostaria que os representantes que vão participar da Audiência Pública na Câmara de Patos, que eles levantem esse tema, da necessidade de ter mais profissionais e mais apoios por parte do Poder Público, para que esse tratamento não seja interrompido. Que as crianças sejam acompanhadas no início do diagnosticado, para que tenham um avanço melhor”, apelou o pai.

Ouça as reivindicações do pai abaixo:

José Medeiros (pai) - Áudio: Higo de Figueiredo (Rádio Espinharas FM, 97,9)

Patosonline.com

Áudio e imagem: Higo de Figueiredo (Rádio Espinharas FM, 97,9)