Locais Locais
Greve do INSS completa 12 dias nesta segunda-feira, e segue sem previsão de encerramento
03/04/2022 14h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Genival Junior - Patosonline.com
Foto: Divulgação

A greve dos servidores da agência de Patos, do Instituto Nacional de Seguridade Social-INSS, completa 12 dias nesta segunda-feira, 04 de abril, com uma manifestação defronte a agência, situada a Rua Jarbas Moura, no bairro Belo Horizonte.

Segundo a representante do comando de greve, Maria de Fátima Batista, a greve tem por objetivo reivindicar do governo federal, melhores condições de trabalho e a realização de concurso público para reposição do quadro de pessoal, uma vez que nos últimos anos, cerca de 20 mil servidores da Previdência Social, se aposentaram em todo o país, gerando uma fila de espera de cerca de 2 milhões de benefícios.

"Nós estamos querendo trabalhar e o governo não está nos dando condições de trabalho, pois está havendo um sucateamento das nossas condições de trabalho. Existe um veto de mais de R$ 1 bilhão de reais na previdência, dinheiro que deixou de ser investido na previdência social, para melhorar as condições de atendimento a população", disse a servidora.

Segundo ela, as agências do instituto nas capitais e grandes cidades do país já aderiram ao movimento, que vem ganhando força também nas agências do interior, uma vez que ainda não há um canal de diálogo aberto com o governo federal, para a resolução do problema.

Segundo informações do comando de greve do INSS, a paralisação dos serviços tem por objetivo reivindicar do governo a realização de concurso público para reposição de pessoal, uma vez que nos últimos anos, cerca de 20 mil servidores da Previdência Social, em todo o país, se aposentaram, gerando uma fila de espera de cerca de 2 milhões de benefícios em uma fila virtual, a espera de deferimento por parte do órgão, além de melhorias nas condições de trabalho.

Em Patos, aderiram ao movimento, de forma parcial, o atendimento ao público e a análise de benefício, além das perícias médicas. Os peritos, no entanto, não pertencem mais a carreira do INSS, prestando serviço a previdência social em sistema de carreira própria, mas prejudicando os segurados que carecem de passar pela avaliação. Ouça;


Por Genival Junior - Patosonline.com