Locais Locais
Diante do alto risco de epidemia de Dengue em Patos, município decide intensificar combate nos bairros mais afetados. Ouça
20/04/2022 15h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Matéria por Patosonline.comÁudio cedido pela reportagem da Rádio Espinharas de Patos

O Resultado do 1º LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti) de 2022, emitido pela Secretaria Municipal de Saúde de Patos, por meio da Vigilância Ambiental, aponta que a cidade de Patos está sob alto risco de epidemia pela infestação do mosquito da Dengue, que também causa doenças como Zika e Chikungunya.

O índice geral do município deu 5,8 (considerado de alto risco). De forma específica, vários bairros da cidade apontaram índices elevados como o Jatobá e o Conjunto Residencial Ana Leite, com índices de 12.2 e 14.2, respectivamente.

Em contato com a saúde municipal, a reportagem da Rádio Espinharas foi informada nesta terça-feira (19), que a partir de segunda-feira, dia 25 de abril, serão intensificadas ações diversas de combate, prevenção e educação, nos bairros com maior risco de infestação de acordo com o levantamento do LIRAa.

Segundo informou o coordenador da Vigilância Ambiental, De Medeiros, as ações envolvem desde o trabalho de rotina dos agentes de endemias com as visitas domiciliares e combate aos focos do mosquito, até o trabalho educativo realizado nas escolas, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), com palestras e outras atividades.

Ele defendeu que cada vez mais deve haver um trabalho conjunto do poder público municipal, da população e dos meios de imprensa na busca de estimular práticas diárias de prevenção contra o Aedes Aegypt, principalmente sobre o acúmulo de água parada.

Ouça mais detalhes no áudio que segue.

Matéria por Patosonline.com
Áudio cedido pela reportagem da Rádio Espinharas de Patos