Gerais Gerais
Após SUS não cumprir determinação da Justiça Federal para compra de medicamento, professora com câncer cria campanha para tentar arrecadar valor
29/04/2022 17h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Patosonline.com
Foto: Divulgação

A redação do Patosonline.com recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 29 de abril, o contato de familiares da senhora Mirian Medeiros dos Santos, pedindo ajuda para divulgar a campanha que está sendo realizada para arrecadar o valor da compra de uma medicação para tratamento de câncer.

Mirian é professora e escritora, e reside na cidade de Malta, região metropolitana de Patos. Ela foi acometida por um câncer de mama, e após alguns meses de tratamento com quimioterapia e medicações, conseguiu vencer a batalha, porém, pouco tempo depois acabou sendo acometida por metástase óssea (células cancerosas que se soltam do tumor original, vão para outras partes do corpo e formam novos tumores) que atingiram a coluna vertebral.

Por esse motivo, Mirian necessita prolongar o tratamento por mais seis meses fazendo uso contínuo do medicamento ABEMACICLIBE de 150mh, de 12 em 12 horas, que custa em média R$ 22.000,00 a caixa. Devido a esse valor muito alto, a família não tem como adquirir o medicamento e em janeiro de 2022 recorreu aos órgãos competentes através da justiça.

O Poder Judiciário determinou que o SUS disponibilizasse o medicamento e a decisão deveria ser cumprida até o dia 24 de março, sob pena de multa diante do descumprimento. Porém, passados mais de 30 dias nada foi resolvido o SUS ignorou a determinação. Enquanto isso, Mirian sofre com as fortes dores e perdeu força nos membros inferiores.

Diante do agravamento de seu quadro clínico, a família criou uma campanha para tentar arrecadar o valor. Quem se comover com a história pode doar através das contas abaixo:

PIX: 675.367.514-00 - Mirian Medeiros dos Santos

Banco Bradesco

Conta Corrente: 0160089-3 / Agência: 1563-6

Patosonline.com