Regional Regional
Alunos da ECIT de Condado realizam manifestação por falta de energia em escola; Secretaria de Educação do Estado se posiciona
09/05/2022 10h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Patosonline.com
Foto: Reprodução

Na manhã desta segunda-feira, dia 09 de maio, alunos da ECIT Dr. Trajano Pires da Nóbrega, localizada na cidade de Condado, região metropolitana de Patos, realizaram uma manifestação cobrando a volta da energia elétrica na referida instituição.

Os alunos relatam que desde 2019 a escola já apresentava problemas na estrutura elétrica, sendo preciso inclusive parar as aulas devido ao calor que fazia dentro das salas. Com a chegada da pandemia da covid-19, e consequente paralisação das aulas presenciais, uma reforma foi iniciada no final do ano de 2021 para a implantação de uma subestação de energia no local, com valor total de R$ 69.957,72 e prazo de execução de 90 dias.

As aulas presenciais retornaram, porém a obra ainda não foi concluída e há quase 3 meses os alunos estão tendo que estudar sem energia elétrica, o que acaba atrapalhando o cronograma escolar. A escola deveria funcionar de maneira integral, mas devido a esse problema, os alunos estão sendo liberados às 10h15min e assistindo mais 3 horas de aula de maneira remota no período da tarde.

Diante disso, os alunos resolveram organizar uma manifestação e não irão assistir aulas durante essa semana. Eles saíram às ruas com cartazes, cobrando ações por parte do governo do estado. Mais duas manifestações estão marcadas para as próximas quarta (11) e sexta-feira (13).

A redação do Patosonline.com fez contato com a Secretaria de Estado da Educação e recebeu o seguinte posicionamento:

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB) esclarece que já tomou providências para sanar a falta de energia na Escola Cidadã Integral Técnica Dr. Trajano Pires da Nóbrega, na cidade de Condado. Uma empresa já foi contratada para refazer toda a instalação elétrica do prédio onde se localiza a escola, e a previsão é que em 15 dias a energia seja reestabelecida.

Veja abaixo as imagens da manifestação:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Patos Online (@patosonline)

Patosonline.com