Depois de mais de um mês afastado do clube devido a uma licença médica para tratar de problemas de saúde, o presidente do Treze, Olavo Rodrigues, retornou ao cargo na última segunda-feira (09), e concedeu longa entrevista coletiva para falar da situação alvinegra.
Cerca de um mês após a eliminação na segunda fase para o Sousa no Campeonato Paraibano, único torneio garantido em seu calendário para esta temporada, o mandatário do Galo da Borborema trouxe toda responsabilidade para si, mas explicou que não poderia ter montado time melhor devido as condições atuais em que a instituição se encontra, citando erros de seus antecessores que culminaram no momento atual.
– Não aponto o dedo para ninguém. A culpa pelo Treze não ter conseguido o calendário para 2023, por não jogarmos a Série D, a Copa do Brasil e a fase de grupos da Copa do Nordeste foi minha. Eu, enquanto presidente, não consegui fazer um time à altura. Mas não tínhamos condições financeiras de trazermos atletas com salários altos. Não quis repetir o que aconteceu no ano passado – comentou.
Se não vai direto para a fase de grupos, o ranking da CBF pode colocar o time do Bairro São José nas eliminatórias da Copa do Nordeste, que leva o melhor rankeado de cada estado para a disputa. Para isso, basta que a Liga do Nordeste confirme que a fase preliminar mantenha os mesmos critérios utilizados para determinar os participantes como aconteceu no ano passado.
Entretanto, Olavo Rodrigues admitiu que pode abrir mão da participação, e que a decisão será tomada por um colegiado quando houver definição sobre a vaga ou não do Galo no Pré-Nordestão, que deve acontecer nos próximos meses, quando o alvinegro não tem time formado pois não possui calendário para o restante da temporada, e precisaria montar um elenco com apenas um jogo garantido, já que se for eliminado na primeira fase, como ocorreu em 2021, diante do Floresta, já está fora da competição.
– Estamos aguardando a oficialização do Treze na disputa da fase preliminar da Copa do Nordeste. Recebi uma ligação nos últimos dias da Liga do Nordeste de Futebol e me foi informado que resta apenas aguardar a divulgação do regulamento geral da competição por parte da CBF, o que deve ocorrer até o próximo dia 15. De acordo com a Federação, nos próximos 60 dias esses jogos estarão acontecendo. Estou aguardando essa definição para me reunir com a diretoria e com a torcida para decidir se jogaremos ou não. Eu prezo pela democracia, por isso ouvirei a todos para que tomemos a decisão em conjunto, uma vez que é preciso montar um time à altura dessa competição – explicou.
Segundo colocado da Paraíba no ranking da CBF, atrás do Botafogo-PB e a frente do Campinense, que decidem o Paraibano, colocando o campeão na fase de grupos da Copa do Nordeste e o vice nas Eliminatórias, caso o Treze abra mão da participação, quem herda a vaga é o Sousa, que está na posição 143 da lista entre todos os clubes do país.
Equipe @Vozdatorcida