Locais Locais
Meteorologista Rodrigo Cézar Limeira afirma que chuvas de maio em Patos são provenientes do período de precipitações no litoral do estado
24/05/2022 15h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Genival Junior - Patosonlie.com
Foto: Divulgação

O físico e meteorologista Rodrigo Cézar Limeira, explicou ao patosonliune.com, que as chuvas que estão ocorrendo em Patos e em vários municípios do sertão do estado na segunda quinzana de maio, são provenientes de uma sobra provocadas pelas precipitações que vem ocorrendo no litoral da Paraíba e da região Nordeste.

Segundo Rodrigo, o mês de maio compreende o período de chuvas no litoral do estado, que em alguns anos registra precipitações no mês de abril, provocando chuvas em maior quantidade nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral, situadas no setor Leste do estado, e que por consequência causa a ocorrências de chuvas finas e sem potencial de armazenar água nos gransdes reservatórios no Sertão.

"A quadra chuvosa do setor leste, de todo o litoral do Nordeste, se estende nos meses de maio, junho, julho e agosto. Então, tá chovendo muito no litoral, e costumeiramente no fim de maio, junho e até julho, cosmuva sobrar uma chuvinha aqui. Uma chuva mais fina, que molha a terra e não armazena água nos grande reservatórios. Isso é comum acontecer", explicou Rodrigo Cézar Limeira.

Rodrigo acrescentou que as chuvas na região são proveniente da presença de muito calor, gerando precipitações potencialmente fortes, mas localizadas no semiárido nordesteino, a exemplo do que vem ocorrendo em alguns municípios do Rio Grande do Norte.

Ele finalizou dizendo que a tendência para os próximos dias é continuar ocorrendo chuvas finas e contínuas, devido a influência das condições do tempo, que vem acontecendo nos municípios do litoral paraibano.


Por Genival Junior - Patosonlie.com