Dentro do plano de segurança para a realização do São João de Patos 2022 foi utilizada a tecnologia de câmeras de alta definição, para somar ao trabalho dos policiais militares e segurança privada no local. A inteligência usada no evento garantiu que os forrozeiros curtissem a festa com segurança.
Segundo o Coordenador Regional do Centro Integrado de Comando e Controle – CICC, Tenente Coronel Jurandy, a tecnologia de ponta e o acompanhamento em tempo real das equipes, foram essenciais para contribuir com a segurança do evento.
“A tecnologia de rádio comunicação empregada permitiu que todas as forças de segurança trabalhassem na mesma faixa de rádio exclusivo para o evento. Possibilitando assim um acionamento mais rápido aumentando a sinergia entre as forças de segurança envolvidas, seja da PM, do Corpo de Bombeiros ou da polícia civil, tendo em vista os comandos estarem acompanhando em tempo real e de forma simultânea todas as demandas do evento. Todos os espaços do terreiro do forró, como também o seu entorno e os acessos foram controlados através de câmeras de videomonitoramento com equipamentos de última geração", avaliou Jurandy.
O Comandante do 3º Comando da Polícia Militar de Patos, Tenente-Coronel Esaú, reiterou a importância de contar com um aporte tecnológico na operação São João.
“O Centro Integrado de Comando e Controle já tem nos dado excelentes resultados e não foi diferente durante todo esse período desses cinco dias em que estivemos buscando um trabalho de excelência, sobretudo, trazendo segurança ao turista e o forrozeiro que esteve presente ali, com toda uma tecnologia através da inteligência artificial onde inibiu a presença pessoas mal-intencionadas”, disse.
De acordo com a Polícia Militar, durante os cinco dias de evento, nenhuma ocorrência de gravidade foi registrada no Terreiro do Forró, apesar do grande público recebido que em média girou em torno de 60 mil pessoas por noite.
Por Wânia Nóbrega - Patosonline.com