Locais Locais
Secretário de Saúde de Patos fala sobre castração química de cães de rua para controlar a superpopulação de animais e afirma: “Vamos estudar e executar essa ação”
06/07/2022 06h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Wânia Nóbrega - Patosonline.com
Foto: Reprodução/Edição: Patosonline

A Secretaria de Saúde de Patos iniciou, esta semana, um estudo de viabilidade técnica para a realização da castração química dos cães de rua, com o objetivo de regular a população animal que continua sem controle no município, com a esperança de resolver um problema de saúde pública. O secretário de Saúde do município, Leônidas Medeiros, participou nesta terça-feira, dia 05, do programa Espinharas Notícias, na Rádio Espinharas FM, e afirmou que o procedimento será realizado em breve.

“Já conversei com Nabor e ele deu o sinal de positivo. A nossa intenção é fazer o máximo de ações possíveis para realizar um controle populacional de animais de rua do nosso município, então vamos fazer. Nós vamos estudar e executar essa ação, que será mais uma ação de controle populacional”, afirmou o secretário.

O assunto chamou bastante atenção dos cuidadores, voluntários da causa animal, ONGs e população em geral, já que é um método novo e nunca utilizado na cidade. O tema vem dividindo opiniões e ganhou bastante repercussão.

Segundo Dilermando Dantas, médico veterinário responsável técnico pelo canil municipal, o ritmo das castrações não dão conta e há um aumento exagerado da população animal, correlato ao ato criminoso de pessoas de outras cidades que abandonam animais diariamente no município.

“Estamos na fase de discutir qual a medicação, qual fármaco mais adequado para utilizarmos. Existem várias opções e precisamos definir bem, além da estratégia de captura e identificação desses animais que passaram por esse procedimento”, afirmou o veterinário.

Os métodos de castração química incluem drogas hormonais, imunocontraceptivos e produtos químicos esterilizantes inorgânicos. Por ser uma forma mais barata que a esterilização cirúrgica, o método pode auxiliar muito em trabalhos de ONGs de proteção animal, que visam ajudar na diminuição da proliferação de animais abandonados.

Veja mais detalhes no vídeo abaixo:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Patos Online (@patosonline)

Por Wânia Nóbrega - Patosonline.com