Locais Locais
Patos está entre as cidades da Paraíba em alerta epidemiológico para Dengue, Chikungunya e Zika
Neste período é recomendado que se abra as portas para o produto continuo com carro fumacê possa entrar nas residências e eliminar o mosquito
10/07/2022 12h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Com assessoria e pesquisa
Foto: Divulgação

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Paraíba as cidades de João Pessoa, Cabedelo, Sousa, Patos, Ingá, Tavares, Sumé e Gado Bravo estão em alerta epidemiológico para Dengue, Chikungunya e Zika.

Durante o período de 11 a 15 de julho será realizado uma intensificação pelo Carro Fumacê no intuito de matar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras arboviroses.

Neste período é recomendado que se abra as portas para o produto continuo com carro fumacê possa entrar nas residências e eliminar o mosquito.

Mosquito Aedes aegypti

Dengue

É uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).

O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar um sinal de alarme para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

A doença é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Não há transmissão pelo contato direto com um doente ou suas secreções, nem por meio de fontes de água ou alimento.

Chikungunya

Trata-se de uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Ela não tem tratamento específico, causa sintomas como febre alta e dores no corpo e pode até matar.

A febre chikungunya é uma infecção causada pelo vírus de mesmo nome que provoca sintomas como aumento na temperatura corporal e mal-estar, em um quadro que lembra gripe ou mesmo dengue.

Zika

Zika vírus é similar à dengue, febre amarela e vírus do Nilo Ocidental.

Transportado pelo mosquito infectado do Aedes aegypti, o Zika é amplamente transmitido através da picada dele, mas também pode ocorrer através de infecção intrauterina.

Se uma mulher for picada por um mosquito infectado e ficar infectada, o Zika pode atravessar a placenta e infectar o feto.

Patosonline.com

Com assessoria e pesquisa