Locais Locais
Diretores das UPAs de Patos esclarecem quais tipos de atendimentos devem ser recebidos nesses equipamentos. Ouça
Situações como dores agudas no tórax, febre alta incessante, cefaléia intensa, tentativas de suicídio, falta de ar, dengue com gravidade, dentre outras situações semelhantes, são atendimentos de UPA
10/07/2022 14h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Foto montagem equipe Patosonline.com

Os diretores da UPA do Jatobá e UPA do Campo da Liga, Anderson Sóstenes e Tássia Rangel, respectivamente, participaram do programa Notícias da Manhã, na última sexta-feira (08), e na oportunidade repassaram informações sobre como funcionam os serviços e que tipos de atendimentos devem receber.

Tássia disse que as UPAs têm como principal objetivo reduzir as filas nos hospitais de alta complexidade, atendendo casos que se encaixam na classificação de risco desses equipamentos de saúde de urgência.

Ainda segundo explicou Tássia, o paciente ao chegar na UPA vai passar por uma triagem de classificação de risco com base no Protocolo de Manchester.

Após ser avaliado pela enfermeira, o paciente recebe uma classificação para passar pelo médico. A cor vermelha indica que o paciente deve ser atendido imediatamente, o laranja diz que o paciente mesmo grave pode aguardar até 10 minutos, a amarela diz que o risco é menor e que o paciente pode aguardar até uma hora, a verde diz que a espera pode ser até duas horas, e a azul indica que o paciente pode aguardar atendimento até quatro horas, ou mesmo ser encaminhado para a atenção básica, nas unidades de saúde.

Os diretores ressaltaram que a classificação se dá com base nos sinais clínicos de cada paciente e na necessidade ou não da urgência de cada atendimento, e que esse protocolo é seguido em todo o mundo.

Situações como dores agudas no tórax, febre alta incessante, cefaléia intensa, tentativas de suicídio, falta de ar, dengue com gravidade, dentre outras situações semelhantes, são atendimentos de UPA.

Já os hospitais tratam de pacientes com ferimentos de armas de fogo e armas brancas, infartos, traumas, e outros casos semelhantes que exigem atendimento de alta complexidade.

Atenção Básica

Já as unidades de saúde devem atender o paciente que está com sintomas leves, e ainda para acompanhar os pacientes na prevenção de doenças e cuidados com doenças crônicas, evitando que os hospitais e UPAs fiquem sobrecarregados.

Ouça:

Matéria por Patosonline.com
Áudio extraído da Rádio Espinharas - Programa Notícias da Manhã

Foto montagem equipe Patosonline.com