Locais Locais
Pais denunciam que escola no Residencial Itatiunga não tem recreio: "os alunos lancham e brincam dentro das salas"; diretora explica. Ouça:
21/07/2022 17h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Wânia Nóbrega - Patosonline.com
Foto: Patosonline.com

Como de costume em todas as escolas, o horário do intervalo, ou recreio, é a hora onde os alunos merendam e brincam para retomar as aulas, no entanto, pais de alunos da escola Sandy e Ágaba no Residencial Itatiunga na cidade de Patos, estão denunciando que seus filhos fazem a refeição e brincam dentro da sala de aula e questionaram o fato.

“Minha filha chegou em casa dizendo que não tem recreio, o lanche é na sala e não tem como brincar lá fora, tem que ser dentro das salas, não entendi. A escola tem espaço, criança tem que brincar mesmo, é o único momento do descanso entre as aulas”, disse uma mãe que não quis se identificar.

A reportagem do Patos Online procurou a direção do colégio pra saber o motivo dessa decisão que está gerando insatisfação entre os pais dos alunos e nos alunos. Elba Lucena, diretora da escola, explicou como funciona a “pausa organizada” como é chamado o intervalo.

“Isso foi decidido no planejamento juntos com os professores, qual era a mulher forma de proteger esses alunos, de atendê-los bem e nós resolvemos no planejamento com os professores, que a gente podia continuar com essa pausa organizada, que é como nós chamamos, que o aluno sai da sala com o professor, pega sua merenda, volta pra sala, lancha tranquilamente na sala junto com o professor e depois do lanche os professores fazem as dinâmicas de recreação", explicou Elba.

A Psicopedagoga, Elizângela Torres, procurada pela redação, explicou que o recreio é necessário para o desenvolvimento das crianças e que já tivemos muitos prejuízos com a pandemia onde as crianças estavam sem poder brincar.

"O recreio escolar, ele é um momento que proporciona diversão e aprendizado para as crianças. Nós bem sabemos que, durante toda a manhã que a criança está fazendo suas atividades, suas lições escolares, elas acabam se cansando na sala de aula, então esse momento do recreio, ele é mais que esperado. É o momento em que as crianças conversam, brincam, é o momento em que elas sentem liberdade e é nesse momento de liberdade que elas vão recarregar as suas energias para voltar pra sala de aula e terminar suas atividades. Alguns colégios colocam monitores ou inspetores pra não deixar as crianças sozinhas, mas esse momento do recreio é algo muito importante para o aprendizado delas e a gente não pode tirar esse momento", alertou a especialista.

Elizângela afirmou ainda que a pandemia causou danos a essas crianças que estavam trancadas dentro de casa sem poder brincar, principalmente nos alunos em fase de alfabetização, desse modo, é necessário sim esse momento de diversão, para a criança socializar, brincar e fazer novas amizades.

Ouça mais detalhes nos áudios abaixo:

Elba Lucena, diretora - Áudio: Wânia Nóbrega/Patosonline
Elizângela, psicopedagoga - Áudio: Wânia Nóbrega/Patosonline

Por Wânia Nóbrega - Patosonline.com