O Atlético-MG anunciou, na manhã deste sábado, o retorno de Cuca. Sete meses após deixar o clube, o técnico assinou contrato válido até o fim do Campeonato Brasileiro e substituirá Turco Mohamed, demitido na última sexta-feira.
Depois da saída do argentino, o nome do ídolo atleticano passou a ser ventilado no Galo. Parte da torcida, por sua vez, também pedia a volta do comandante de 59 anos, que conquistou a Copa do Brasil, o Brasileirão Série A e o Campeonato Mineiro em 2021 - no total, foram 71 jogos, 48 vitórias, 14 empates e nove derrotas.
✍️ E o chamado foi atendido!
— Atlético (@Atletico) July 23, 2022
? Preferido da Massa e treinador mais vencedor da história atleticana, Cuca aceitou a proposta do #Galo e está de volta para comandar o time até o final de 2022. Bem-vindo de volta, CAMpeão! ?? pic.twitter.com/kd3sjdFZM1
Após os três títulos, Cuca rompeu o vínculo que iria até o fim deste ano e saiu do Atlético-MG em 28 de dezembro de 2021, alegando problemas pessoais. Ele também afirmou “que não iria trabalhar em nenhum outro clube em 2022, para se dedicar unicamente às questões familiares”.
Livre no mercado desde o início de 2022, o treinador chegou a ser especulado no Flamengo, em meados de junho, após a demissão de Paulo Sousa. Naquela ocasião, afirmou que estava “totalmente voltado” ao seu projeto social em Curitiba, o “Instituto Treinador Cuca”, voltado para crianças.
Cuca também disse que iria para o Catar com o intuito de “acompanhar o Mundial de perto”. Por conta disso, estaria com o “pensamento de só assumir um novo projeto na próxima temporada”.
Deixar o comando de um time após campanha bem-sucedida e voltar em seguida não é novidade para Cuca. Em 2016, por exemplo, ele quebrou jejum de 22 anos ao ganhar a Série A pelo Palmeiras, mas também decidiu sair ao final da temporada - em 2017, retornou ao clube alviverde para uma passagem apagada.
Esta será a terceira passagem de Cuca pelo Atlético-MG. Em seu primeiro período à frente da equipe, venceu duas vezes o Campeonato Mineiro (2012 e 2013) e conquistou a única Copa Libertadores do clube (2013).
Vindo de empate com o Cuiabá por 1 a 1, o Atlético-MG retorna aos gramados neste domingo, às 18 horas (de Brasília), quando recebe o Corinthians no Mineirão. A partida é válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Gazeta Esportiva