Um caso de Varíola dos Macacos está sendo investigado na cidade de Sousa, Sertão paraibano, a informação é da Secretaria de Estado da Saúde. O registro é de um homem que está sendo monitorado, o mesmo teria adquirido o vírus quando estava no Rio Grande do Norte.
De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba que foi divulgado na tarde desta terça-feira (09), os casos aumentaram estando agora 21 registros sendo investigados.
São mais 20 casos além do de Sousa, sendo 13 pessoas em João Pessoa, a qual é a cidade com mais casos sendo investigados, 2 em Santa Rita e em Rio Tinto, Mulungu, Ingá, Belém, Campina Grande e Lagoa Seca, um caso cada.
Os casos citados estão em observação e aguardando resultados. A Secretaria de Saúde do Estado destacou que uma boa parte dos casos que estão em investigação na Paraíba, são com sintomas leves e encontram-se isolados.
Segundo os órgãos de saúde, o vírus é contagioso e seus principais sintomas são: febre, dor de cabeça e dores no corpo, dor nas costas, calafrios, cansaço, feridas na pele e gânglios inchados.
A SES orienta que em caso de surgimento de algum sintoma, é indicado que a pessoa procure com urgência uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou um Hospital Regional, caso tenha no município. O objetivo é realizar a coleta de material para que o caso seja investigado.
Patosonline.com
Com Diário do Sertão