Policial Policial
Recenseadores do IBGE sofrem assaltos em cinco cidades da Paraíba, uma delas no Sertão
Em todos os casos foram levados os dispositivos móveis de coleta, que são utilizados para colher as informações
11/08/2022 21h52
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte: Portal Correio
Foto: Imagem ilustrativa/Acervo IBGE

O Censo 2022, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), teve início no último dia 1º de agosto. Desde esta data, de acordo com informações apuradas pela TV Correio junto à instituição, recenseadores sofreram assaltos nas cidades de João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande, Queimadas e Sousa. Os crimes estão sujeitos a investigações federais e aplicação de penas cabíveis.

Segundo a coordenação do IBGE na Paraíba, em todos os casos foram levados os dispositivos móveis de coleta, que são utilizados para colher as informações. O equipamento não é smartphone e é rastreável e inutilizado pelo instituto em caso de roubo ou extravio, não tendo valor de mercado.

O IBGE divulgou uma nota na qual ressalta que os dados coletados pelos dispositivos são criptografados e transmitidos logo após as entrevistas. Em caso de necessidade ou urgência, todas as informações e programas são destruídos automaticamente, de forma remota, na primeira operação ou em qualquer conexão que o equipamento fizer à internet. Esse mecanismo impede o acesso aos dados coletados, garantindo o sigilo dos questionários ou informações.

Fonte: Portal Correio